Postado em: 2 de maio de 2020 | Por: Ezequiel Neves

POLICIAIS CIVIS PRENDEM EM BACABAL/MA, ACUSADO POR DESCUMPRIR NORMAS DA ANVISA E DA SES


Em ação imediata contra o descumprimento de normas sanitárias, a Polícia Civil do Maranhão realizou na tarde desta sexta-feira (01), a prisão de um acusado porsero representante de uma funerária da capital São Luís, trouxe para sepultar no município de Bacabal/MA, o corpo de uma pessoa vítima do Covid-19.
As informações acerca do caso foi que a Polícia Civil do Maranhão, através da 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil Bacabal, prendeu o representante da funerária, por descumprimento de normas sanitárias. O suspeito sem autorização, trouxe para sepultamento no município de Bacabal, o corpo de uma pessoa vítima do Covid-19.
De acordo com a autoridade policial, A funerária descumpriu normas da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) (art.10 do RDC/ANVISA nº 33 de 08 de julho de 2011) e da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, que disciplina o manejo de cadáveres cujo óbito foi decorrente de confirmação do novo Coronavírus, (COVID-19). A situação fora constatado por agentes policiais.
Após deixar o corpo no Cemitério Juçaral, o acusado foi conduzido por policiais civis até o Plantão de Polícia Judiciária, no município de Bacabal/MA. A conduta do profissional, que está sendo autuado, como configura o crime previsto no art. 268 do Código Penal Brasileiro
Infração de medida sanitária preventiva
Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.

Postado em: 1 de maio de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Flávio Dino diz que ‘lockdown’ ocorre no momento certo

O governador Flávio Dino (PCdoB) concedeu, entrevista coletiva nesta sexta-feira (1) para falar sobre a decisão da Justiça que determinou que o governo do Maranhão adote o “lockdown” nos quatro municípios da Grande São Luís por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus.
O lockdown terá inicio na próxima terça-feira (5) e terá a duração de 10 dias, indo até 15 de maio.
“Nós daremos cumprimento à decisão do Poder Judiciário até pela harmonia entre os poderes. A nossa atitude é de acatamento da decisão. Nós fomos intimados e irei editar um decreto no domingo para cumprir a decisão do Judiciário”, afirmou acrescentando que a decisão da Justiça se coaduna com as orientações da Organização Mundial de Saúde.
Flávio Dino acrescentou que já vinha discutindo a possibilidade do lockdown e disse que ele ocorre no momento certo devido ao aumento da pandemia e do pico da doença previsto para maio, mas não esclareceu porque aguardou a determinação da Justiça.
Atividades essenciais – O governador destacou que não há possibilidade de desabastecimento, uma vez que a decisão da Justiça mantém a entrada e saída dos caminhões em São Luís. Feiras e mercados continuarão funcionando com restrições.
“Não há necessidade nenhuma de corrida em busca de alimentos. Os supermercados continuarão abertos, assim como também as farmácias que são atividades essenciais”.
Isolamento social – Flávio Dino rebateu as informações de que as medidas de isolamento social adotado pelos governadores não surtiu efeito.
“É falsa essa afirmação de que as medidas de isolamento não surtiram efeito. Se os governadores não tivessem tomados essas medidas, o quadro seria bem mais grave. As medidas de isolamento e distanciamento social são fundamentais e serão fundamentais.”, explicou.
Circulação e fiscalização – O governador disse que restringirá a circulação de barreiras tanto na entrada e saída, bem como em vários pontos da cidade, acrescentando que aumentará a fiscalização ao máximo.
Bancos – Flávio Dino condenou a postura dos bancos que, segundo ele não tem demonstrado responsabilidade social neste momento.
“As empresas que mais tiveram lucro nesse país não tiveram responsabilidade social. Eu enviei diversos ofícios ao Banco Central e ao governo Federal e o que nós estamos vendo? Filas quilometricas, desorganizadas. Eu não posso crer que os bancos não possam contratar pessoas para organizar as suas filas, mas o Banco Central não cobra os bancos, mas nós temos agora a Justiça cobrando os bancos. Todos os clientes dos bancos merecem respeito como os clientes vips. Irei editar aumentando as multas sobre os bancos”,destacou acrescentando que vai contratar pessoas para organizar filas para cavar com o que chamos de loteria da morte.

Aulas – Segundo Flávio Dino, as aulas nas escolas públicas e privadas, bem como nas faculdades continuarão suspensas por todo o mês de maio, devendo ser avaliada o retorno em junho.
Leitos – Flávio Dino falou sobre a ampliação de leitos na capital com a conversão de hospitais para tratamento exclusivo do coronavírus como foi o caso do HTO. O Hospital Carlos Macieira também terá atendimento de 100% para o coronavírus. Além da aquisição dos hospitais Real e São José que foram alugados pelo governo, bem como parte do Hospital Português, totalizando 330 leitos.
O governador destacou que o hospital de campanha no Multicenter Sebrae, em São Luís deve entrar em funcionamento dentro de 20 dias com mais 200 leitos.
Equipamentos – Flávio Dino explicou a aquisição e instalação de respiradores e acrescentou que o governo já foi acionado até por hospitais privados quanto a esses equipamentos. Ele também destacou a contratação de profissionais para reforçar o atendimento nas unidades de saúde.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

1 de Maio – Dia do Trabalhador

No dia primeiro de maio nós comemoramos uma data muito importante, celebrada em cerca de 80 países no mundo: O dia do trabalhador. Sem essa figura tão importante para o desenvolvimento da sociedade, não estaríamos onde estamos hoje e por isso o Blog do Ezequiel Neves parabeniza a todos os trabalhadores nesta data tão especial.
A história do dia do trabalho se inicia no dia 1º de maio 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Nesta data, milhares de trabalhadores foram às ruas da cidade protestar por seus direitos, entre eles: redução da jornada de trabalho (de 13h diárias, mas que podia chegar até 18h por dia), férias, descanso semanal e melhores condições de trabalho. Essa greve se estendeu por todo o país e chegou a durar dias. Durante a paralisação, houve conflito entre policiais e manifestantes, desencadeando a morte e o ferimento de inúmeras pessoas envolvidas, o que gerou comoção e deu origem ao Dia do Trabalhador.
Diante disso, em 1889 na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, o que se seguiu em diversos países, inclusive o Brasil. Aqui são relatadas comemorações dessa data desde 1895, mas a data só foi considerada oficialmente um feriado nacional em 1925 pelo presidente da época Artur Bernardes.
Mais tarde, em 1930 com o presidente Getúlio Vargas, o dia do trabalhador passou a anunciar também medidas de melhorias para os trabalhadores.
Em 1º de maio de 1940, o presidente estabeleceu o salário mínimo, que deveria suprir as necessidades básicas de uma família como direito a alimentação, saúde, vestuário, educação, moradia e lazer.
Já no dia 1º de maio de 1941, a Justiça do Trabalho foi criada, com o objetivo de resolver questões judiciais relacionadas ao trabalho e aos direitos dos trabalhadores.



Por isso, gostariamos de desejar a todos um feliz Dia do Trabalhador.

Postado em: 30 de abril de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Maranhão tem 204 mortes e 3 mil 506 casos da Covid

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou, nesta quinta-feira (30) mais 316 novos casos positivos de Covid-19 no Maranhão. De acordo com os dados da SES, subiu para 3 mil 506 o número de casos positivos, sendo 204 óbitos. A SES registrou, ainda, 166 casos negativos e 784 pessoas recuperadas.
A SES confirma mais vinte óbitos, sendo um homem de 75 anos, sem comorbidades, residente em São Benedito do Rio Preto; homem de 44 anos, com hipertensão e diabetes, residente em Cachoeira Grande; mulher de 37 anos, com hipertensão, diabetes e problemas neurológicos, residente em Esperantinópolis; homem de 69 anos, com diabetes, residente em Bacabeira. Os outros dezesseis óbitos foram registrados em São Luís, sendo 13 homens e três mulheres, são eles: homem de 75 anos, com hipertensão e diabetes; homem de 81 anos com hipertensão; homem de 89 anos, com hipertensão; mulher de 62 anos, com hipertensão e diabetes; mulher de 44 anos, com Doença Renal Crônica; homem de 75 anos, com hipertensão; homem de 58 anos, com hipertensão e diabetes; homem de 74 anos, com hipertensão; homem de 62 anos, com diabetes; homem de 71 anos, sem comorbidades; homem de 63 anos, com hipertensão e diabetes; mulher de 53 anos, com hipertensão, diabetes, problemas cardiológicos e Doença Renal Crônica; homem de 84 anos, com problemas cardiológicos; homem de 79 anos, com hipertensão e diabetes; homem de 79 anos, com diabetes e homem de 83 anos, com hipertensão, diabetes e problemas cardiológicos.
A SES registra ainda 449 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Destes, 349 já estão recuperados.
Na revisão de dados, o município de Pedreiras teve o número reduzido para cinco casos, o outro caso foi remanejado para Trizidela do Vale, local de residência do paciente. O município de Trizidela do Vale também teve um caso remanejado para Esperantinópolis, residência atual do paciente com resultado positivo para Covid-19. 
Até o momento, o Maranhão contabiliza 7.837 testes para diagnóstico de Covid-19.
Foto: Reprodução/SES

No 1º de Maio, Flávio Dino defende ações que protejam trabalhadores




Em mensagem gravada para o evento 1º de Maio Unificado, organizado pelas centrais sindicais e setores políticos, o governador Flávio Dino defendeu ações de saúde e sociais que protejam a vida e a renda dos trabalhadores brasileiros durante o enfrentamento à pandemia de coronavírus.

De acordo com o governador, o 1º de maio deste ano deve ensejar reflexões a cerca do combate ao coronavírus, a preservação e ampliação de serviços públicos e a defesa da economia brasileira. “Temos que preservar a saúde dos brasileiros, das brasileiras, especialmente dos mais pobres. Uma grande união, solidariedade, com ações de saúde e também ações sociais, para proteger aqueles que estão sofrendo em face da crise sanitária”, assegurou o governador.

Isso só é possível, acredita Dino, com a manutenção dos serviços públicos, especialmente os promovidos pelo SUS, o maior sistema público de saúde do planeta. “Nós estamos vendo a tragédia que seria se no passado tivessem prevalecido as teses de privatização e desativação do SUS. Nós estamos vendo que, apesar de seus inúmeros problemas, o SUS é que está salvando a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras em todo o Brasil”, garantiu o governador.

Para Dino, além da defesa do SUS, é importante cobrar soluções para garantir a renda dos brasileiros, visto que a atividade econômica não-essencial está paralisada na maioria dos estados brasileiros. “Precisamos preservar empresas e empregos. E, para isso, o grande indutor do desenvolvimento é o poder público, financiamento público, bancos e fundos públicos, que devem advir inclusive de uma tributação mais justa no Brasil, com a aprovação de uma reforma tributária sobre grandes fortunas, lucros e dividendos, para garantir os investimentos que o Brasil precisa”, finalizou o governador.

MP pede aplicação de lockdown na Ilha de São Luís

Em virtude do aumento dos casos do novo coronavírus e o colapso do sistema de saúde na rede pública e particular nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, o Ministério Público do Maranhão ajuizou nesta quinta-feira, 30, Ação Civil Pública (ACP), com pedido de tutela de urgência, solicitando ao Poder Judiciário que obrigue o Estado do Maranhão a cumprir regras mais rígidas de confinamento na Ilha de São Luís. O objetivo é conter o avanço da doença e evitar novas mortes.

A ACP é assinada pelos titulares das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde Maria da Glória Mafra Silva (São Luís), Márcio José Bezerra Cruz (São José de Ribamar), Reinaldo Campos Castro Júnior (Raposa) e Gabriela Brandão da Costa Tavernard (Paço do Lumiar).

Eles destacam que, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde a última terça-feira (28), todos os 112 leitos de UTI da rede estadual, exclusivos para pacientes com Covid-19, estão ocupados. Mesmo com a perspectiva de ampliação de leitos, com a criação de um hospital de campanha no Multicenter Sebrae, o prazo final para a instalação é de 45 dias.

Os promotores de justiça destacam que, se a disseminação da doença não for controlada, a letalidade da população vulnerável será incontrolável. “O colapso do sistema de saúde nesta capital somente será postergado se houver um quadro de medidas não farmacológicas para a redução do contato social”.

Para isso, segundo os representantes ministeriais, a única solução cabível é reduzir gravemente o contato social na capital, que detém 2.149 dos 2.804 casos positivos de Covid-19 no Maranhão.

“Como a ocupação dos leitos de UTI dedicados ao tratamento de Covid-19 na rede estadual já ultrapassou o marco de 80% estipulado pelo Poder Executivo estadual, sem que tenha sido decretado o confinamento (lockdown), ante a urgência da questão, resta buscar a prestação jurisdicional para que seja determinado liminarmente ao Estado do Maranhão estender a suspensão expressa a todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde”, afirma a ACP.

Também foi pedida a limitação adequada das reuniões de pessoas em espaços públicos, além da regulamentação do funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, prescrevendo-se lotação máxima excepcional nesses ambientes, de forma que a restrição do convívio social atinja, no mínimo, 60% da população.

Na ACP, o Ministério Público destaca a necessidade de ir a um patamar mais elevado, com a adoção do lockdown, para superar o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Além disso, diante da lotação dos leitos de UTI nos hospitais particulares, o Sindicato dos Hospitais e o Hospital São Domingos, em cartas endereçadas ao governador Flávio Dino, já recomendaram essa medida. 

Omissão – 
Os boletins epidemiológicos destacam a falta de transparência sobre o número de leitos de internação hospitalar, a exemplo dos leitos clínicos e de UTI, de apartamentos, bem como de enfermarias ocupados e disponíveis para o atendimento de pacientes contaminados pela Covid -19 em suas respectivas redes.

“Com essa omissão, o Executivo estadual fica com dificuldades para, com precisão científica e atendendo aos princípios da prevenção e da precaução aplicáveis à pandemia, notadamente quanto à necessária justificação para a atuação dos gestores, definir na região metropolitana da capital o momento exato de aplicação de medidas mais rígidas de distanciamento social, a fim de assegurar a saúde coletiva.

Pedidos – 
Além do lockdown, foi pedida a aplicação de orientação e de sanção administrativa quando houver infração às medidas de restrição social, como o não uso de máscaras em locais de acesso ao público. Também foi pedida a extensão da suspensão das aulas da rede privada nos municípios requeridos, segundo os parâmetros adotados para a rede estadual.

Outro pedido é a restrição de veículos particulares nas rodovias estaduais na área urbana dos quatro municípios da Ilha de São Luís e nas áreas do programa Nosso Centro. O Ministério Público solicitou que a Justiça determine aos quatro municípios que se abstenham de disciplinar as regras do distanciamento social de modo contrário ao Estado do Maranhão.

Pede, ainda, que seja determinado às equipes de vigilância em saúde, guarda municipal, agentes municipais de trânsito e outros agentes de fiscalização municipais sobre o uso obrigatório de máscara em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

As agências e correspondentes bancários devem funcionar apenas para pagamento de salários e benefícios assistenciais. A organização das filas e o distanciamento social é de responsabilidade dos estabelecimentos, sob pena de suspensão dos alvarás de funcionamento.

O Ministério Público requereu o pagamento de multa diária de R$ 100 mil, a ser paga por cada um dos acionados, em caso de descumprimento.

ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO PARA INFLUENZA H1N1 – 2020


A DSPS por meio da divisão médica informa a Campanha Nacional de Vacinação para H1N1 2020, que será realizada no prédio da DSPS, por ordem alfabética, com o intuito de evitar aglomerações. Será apenas para militares ativos e inativos. Se dará conforme cronograma abaixo.
Dia – 16/04 das 08:30hs as 12:15hs – militares de A – D
Dia -16/04 das 12:15hs as 16:00hs – militares de E – H
Dia – 23/04 das 08:30hs as 12:15hs – militares de I – M
Dia – 23/04 das 12:15hs as 16:00hs – militares de N – Q
Dia – 30/04 das 08:30hs as 12:15hs – Militares de R – U
Dia – 30/04 das 12:15hs as 16:00hs – Militares de V – Z
Obs: Não esqueçam de levar a identidade militar e carteira de vacina !!


SECOM PMMA  

Postado em: 29 de abril de 2020 | Por: Ezequiel Neves

196 bairros da Ilha de São Luís têm casos confirmados de coronavírus; veja a lista


A Grande Ilha de São Luís tem 196 bairros com casos confirmados de Covid-19. No total, são 2.415 casos (86,12% do total) na região metropolitana.

No Maranhão, são 2.804 casos confirmados e 166 mortes. 600 pessoas estão recuperadas.

A capital, São Luís, tem o maior número de casos (2.149), seguida de São José de Ribamar (167), Paço do Lumiar (88) e Raposa (11).

Os bairros com maior número de casos confirmados são: Turu – 105; Calhau – 88; Renascença – 85; Cidade Operária – 62; ARAÇAGY – 56; Anjo da Guarda – 53; Cohatrac I, II, III, IV, Primavera-Cohatrac – 51; Liberdade – 46; Bairro de Fátima – 45; Centro – 45; Vila Embratel – 44; Ponta d'Areia – 42; Cohama – 40; Bequimão – 39; Monte Castelo – 39; Coroadinho – 36; MAIOBÃO – 34; Anil – 33; João Paulo – 32; Conjunto Habitacional Vinhais – 31; São Francisco – 29; Angelim – 28; Jardim São Cristóvão/Conjunto Juçara/Conjunto Penalva – 28; Maracanã – 26; Olho D'água – 25; Cohafuma – 23; Conjunto Dom Sebastião/Vila dos Nobres/Pq. Dos Nobres/Parque Timbira – 21; Alemanha – 20; PARQUE VITORIA – 20; Ponta do Farol – 19; Vila Palmeira - 19;  Jardim América – 17; e Conjunto São Raimundo – 17; Recanto dos Vinhais – 17.

Na capital, 100% dos leitos de UTI estão ocupados.  A ocupação dos leitos de enfermaria é de 63,67%.

Confira a lista completa de bairros:
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
............................................
......................................

Sistema Hapvida suspende reajuste dos planos por 90 dias


Para contribuir com o orçamento das famílias e das pequenas empresas, diante do cenário desafiador que o Brasil está enfrentando em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Sistema Hapvida suspende o reajuste dos planos pelos próximos 90 dias.

A suspensão dos reajustes anuais valerá para as mensalidades dos clientes cujos aniversários de contrato ocorrerão nos meses de maio, junho e julho deste ano. Em alinhamento com a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), o Sistema Hapvida suspenderá a cobrança dos valores relativos à aplicação do reajuste anual das mensalidades dos planos médicos-hospitalares individuais, coletivos por adesão e de pequenas e médias empresas com até 29 vidas, em que os aniversários dos contratos aconteçam nos meses de maio, junho e julho e que estejam adimplentes.

A recomposição dos valores temporariamente não cobrados ocorrerá de forma parcelada e gradual ,nos últimos meses do ano de 2020. De forma parcelada, os clientes receberão os valores, cujas cobranças foram temporariamente suspensas.

“Colocaram um monstro na presidência”, afirma deputado Márcio Jerry

Ontem, o Brasil ultrapassou a China em mortes por coronavírus e já é o nono país em total de óbitos no mundo e o terceiro em número de mortes por dia
O descaso com que o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou sobre as novas 474 mortes por covid-19 registradas em 24 horas no país nesta última terça-feira (28) foi duramente criticado pelo vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA).

Em resposta ao comentário de um jornalista, que afirmava que o Brasil havia ultrapassado o número de vítimas registrado na China, país de origem da pandemia, o presidente declarou: ‘E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre’.

“Brasil chega a 474 novos casos em 24 horas; supera a triste marca de mais de 5 mil mortos. E o que diz o estúpido que ocupa ainda a cadeira de presidente? ‘E daí?’, pergunta desdenhando. Colocaram um monstro na presidência. E agora? É uma questão de saúde tirá-lo da presidência”, definiu o parlamentar, em tom de indignação, citando os números oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde.

China

Ontem, o Brasil ultrapassou a China em mortes por coronavírus e já é o nono país em total de óbitos no mundo, além de ser o terceiro em número de mortes por dia. Apesar disso, Bolsonaro segue em campanha para acabar com medidas de isolamento social preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a expansão do vírus.

Para Jerry, o comentário do presidente brasileiro demonstra o nível de irresponsabilidade com a saúde da população e com as projeções de especialistas, que apontam que o pico da doença ainda será registrado em maio.

“Bolsonaro debocha das milhares de famílias que perderam seus entes queridos para a covid-19; debocha das milhares de pessoas infectadas; debocha de quem tem amor ao próximo. É um insano esse cara, não merece ser chamado de presidente”, definiu o deputado maranhense.

Eyshila recebe apoio após post sobre o filho: ‘Amemos mesmo sem concordar com seus erros’

"Pais, amem seus filhos! Amem e expressem isso em palavras e atitudes. Se o que vocês derem, ainda assim não for suficiente para eles por alguma razão, não se culpem por isso", escreve a cantora

A cantora Eyshila comentou em um post sobre como tem sido sua posição diante do fato de seu filho Lucas Santos surpreender ao surgir na internet montado como drag queen. As publicações foram feitas em uma página mantida pelo jovem, no Instagram: num dos registros ele aparece de peruca loira, no outro, exibe madeixas em tons mais escuros, em um vídeo em que interpreta a canção "Love", da cantora Lana Del Rey.
"Não consigo decidir meu nome de drag. Na verdade eu decidi, é 'peridot'", escreveu ele, numa das postagens de seu perfil, que soma mais de 34 mil seguidores.
Filho de cantora gospel, Lucas sem maquiagem e montado como drag queen Foto: Reprodução – Instagram
Lucas se disse surpreso pelo carinho e compreensão que recebeu após as publicações que fez: "Mas, sério, muito obrigado por todo o apoio. Estou assustado com tanto amor e compreensão".
Ainda pela web, ele respondeu a um de seus seguidores, dizendo que ele e a mãe "se amam muito, apesar de acreditarem em coisas diferentes".
"Se ela pudesse escolher, teria um filho gay? Não. Se eu pudesse escolher, teria uma mãe pastora evangélica? Não. Mas aconteceu. E acaso não foi. Seguimos nos amando e nos respeitando, em prol de uma vida pacífica e saudável", afirmou Lucas, em um dos stories publicados em sua conta.
‘Amemos sem concordar com erros’, diz cantora
Sobre o assunto, Eyshila postou uma foto em que aparece dando um beijo em Lucas. Diz que os filhos são "herança do Senhor, mas não são propriedade" dos pais. Ela deu um recado para que eles "amem seus filhos".
"Eles são nossos filhos, não nossos troféus. Eles são nossos, mas são seres independentes. Não são a nossa continuação, mas tem sua própria história, com suas escolhas e suas experiências. Pais, amem seus filhos! Amem e expressem isso em palavras e atitudes. Se o que vocês derem, ainda assim não for suficiente para eles por alguma razão, não se culpem por isso. Os pais só podem dar o que tem", escreveu a cantora, que acrescenta:
"Além do mais, ainda que vocês cometam muitos erros na criação deles, existe um Pai no céu que é poderoso para transformar toda maldição em bênção. Antes de serem nossos filhos, eles pertencem a Deus. Assim como Deus nos ama incondicionalmente, amemos nossos filhos também. Amemos mesmo sem concordar com seus erros. Amemos sem compactuar com suas escolhas. Amemos sem culpa e sem vergonha alguma. Afinal, quem ama não deve nada a ninguém. Nem explicações."
Nos comentários, famosos e anônimos mostram grande apoio à cantora pela coragem e sabedoria demonstrada ao longo da vida e em mais um momento desafiador para a família.
Fonte: JM Notícia

Morre Aurora, filha da cantora Sarah Farias


Buscamos a cura no Dono da vida e como eu sempre disse, a Aurora sempre esteve nas mãos d'Ele, sempre", disse o pai Davi Marau

Aurora Lavigne, filha da cantora Sarah Farias, não resistiu e faleceu no hospital após duas semanas lutando pela vida. O anúncio foi feito pelo pai, Davi Marau, nas redes sociais da cantora neste domingo, (26). Ele disse que apesar das súplicas, clamores, jejuns, louvores e lágrimas, ele sempre acreditou que a pequena esteve nas mãos do Senhor. As informações são do portal Gospel Minas.
Sarah Farias havia dado à luz no dia 10 de Abril após ser submetida a uma cesárea de emergência devido a uma alteração nas artérias uterinas. Desde então, Aurora tem lutado pela vida estando no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na última quinta-feira, (23), a assessoria da cantora havia informado que a pequena foi submetida a exames, foi constatada uma infecção e precisou de uma transfusão de sangue na madrugada daquele dia e que permanecia com quadro de saúde estável.
Apesar da perda, Davi agradeceu a Deus pelo privilégio de ter cuidado, segurado e beijado Aurora nessas semanas. E que ele e Sarah aceitaram com serenidade, paz, obediência, gratidão e devoção, a decisão do Senhor de levar Aurora. Além disso, agradeceu a todas as pessoas que manifestaram apoio, carinho e preocupação com a bebê e Sarah. Ele pediu que todos continuem intercedendo por sua família.
Leia abaixo na íntegra o comunicado de Davi Marau:
"Como pai e esposo da Sarah, venho aqui comunicar que já está com o Senhor nossa filha Aurora Lavigne. Foram súplicas, clamores, jejuns, louvores e lágrimas para que a cura acontecesse. Oh, como fizemos isso. Buscamos a cura no Dono da vida e como eu sempre disse, a Aurora sempre esteve nas mãos d’Ele, sempre. Contudo, aprouve a Deus na sua Soberania escolher tê-la pertinho d’Ele o que indubitavelmente é muito melhor.
'Perder' para Ele é um privilégio de poucos e aceitamos as suas decisões com serenidade, paz, obediência, gratidão e devoção. Agradeço a Ele pelo privilégio de ter cuidado, segurado, beijado, e sentido o seu cheirinho nesses 16 dias que estivemos com ela. Apesar da luta, sentimos o seu amor quando nos ouvia, quando apertava nossa mão, e quando levantava a sua cabecinha tentando nos ver bem juntinho a ela. Ah, que saudade já estou. Escrevo essa parte tomado pelas lágrimas.
E caminhando para os meus agradecimentos e considerações finais, agradeço a cada amigo, aos seguidores da minha esposa, cada irmão de perto ou de longe que manifestou o seu apoio, carinho e preocupação com a Aurora, e também com a nossa família e ao nosso Pastor Welingtom Jr. e sua esposa irmã Lídia, e todos os pastores, cantores, amigos, o meu muito obrigado a todos vocês. O amor de vocês foram confortantes, sinceros e acolhedores nesses dias. Peço que continuem orando pela gente. Sarah precisa muito do apoio de vocês.
Ela tem seu jeito peculiar de passar seus vales com Deus, como também, todos da minha casa precisamos. Pois temos muito a fazer pelo Reino d’Ele, e muitas promessas ainda hão de se cumprir. Por isso a intercessão de vocês serão muito importante pra superarmos tudo isso.
Aurora agora estará brilhando no céu, aguardando o grande dia da nossa ressurreição. Para então nos reencontrarmos no lugar que ‘não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor, porque Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima…’ – Ap 21:4. Glória a Deus eternamente! ‘Em tudo daí graças…’ 1º Ts 5:18.
Por hora o que temos é saudades e até breve. #brilhaAurora"
Davi Marau


Fonte: JM Notícia

Covid mata 166 pessoas e tem 2 mil 804 casos no MA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou nesta terça-feira (28), mais 276 novos casos positivos de Covid-19 no Maranhão. De acordo com os dados da SES, subiu para 2 mil 804, o número de casos positivos, sendo 166 óbitos. A SES registra ainda, 600 pessoas recuperadas.
Atualmente, 71 municípios têm casos confirmados de COVID-19 no Maranhão, os quais são: Açailândia (15), Alcântara (1), Altamira do Maranhão (1), Alto Alegre do Maranhão (2), Alto Alegre do Pindaré (3), Anajatuba (7), Arari (3), Bacabal (29), Bacabeira (9), Balsas (4), Barreirinhas (6), Bom Jardim (2) Brejo (1), Buriticupu (1), Cachoeira Grande (5), Cajapió (1), Cantanhede (2), Caxias (16), Centro Novo do Maranhão (1), Chapadinha (9), Codó (5), Coelho Neto (1), Colinas (5), Conceição do Lago Açu (1), Cururupu (5), Davinópolis (2), Estreito (4), Governador Edison Lobão (1), Governador Nunes Freire (1), Imperatriz (113), Itapecuru Mirim (2), Junco do Maranhão (1), Lago da Pedra (3), Magalhães de Almeida (1), Mata Roma (1), Matinha (7), Milagres do Maranhão (2), Miranda do Norte (4), Mirinzal (2), Monção (1), Morros (3),  Olho D’Agua das Cunhãs (1), Olinda Nova do Maranhão (1), Paço do Lumiar (88), Pedreiras (5), Peritoró (1), Pinheiro (4), Presidente Dutra (2), Presidente Juscelino (4), Raposa (11), Rosário (10), Santa Inês (4), Santa Rita (15), São Benedito do Rio Preto (3), São João Batista (1), São Francisco do Brejão (1), São João dos Patos (1), São José de Ribamar (167), São Luís (2149) , São Mateus (1), Senador La Roque (1), Timon (16), Trizidela do Vale (3), Tuntum (2), Urbano Santos (3), Vargem Grande (5), Viana (4), Vitória do Mearim (9), Vitorino Freire (1) e Zé Doca (7). Na revisão de dados, o município de Centro Novo do Maranhão passa a contar com apenas um caso.
A SES confirma mais vinte e um óbitos, sendo um homem de 67 anos, com hipertensão, residente em São José de Ribamar e outros 20 em São Luís, sendo seis mulheres e quatorze homens. São eles: Mulher de 88 anos, com problemas cardiológicos; homem de 62 anos, sem comorbidades; mulher de 80 anos, com hipertensão e diabetes; homem de 58 anos, com HIV, Diabetes e problemas cardiológicos; homem de 81 anos, com hipertensão; homem de 48 anos, com hipertensão, diabetes e obesidade; mulher de 94 anos, com asma e Pneuonia Crônica; homem de 65 anos, com hipertensão; homem de 45 anos, com hipertensão; homem de 69 anos, com hipertensão e diabetes; homem de 67 anos, com diabetes; mulher de 63 anos, sem comorbidades; homem de 40 anos, com hipertensão e diabetes; mulher de 69 anos, com hipertensão e diabetes; homem de 89 anos, com hipertensão, diabetes e problemas cardiológicos; homem de 50 anos, sem comorbidades; homem de 65 anos, etilista e com diabetes; homem de 68 anos, com hipertensão e problemas cardiológicos e homem de 66 anos, com hipertensão.
A SES registra ainda 349 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Destes, 248 já estão recuperados.
Até o momento, o Maranhão contabiliza 6.899 testes para diagnóstico de Covid-19.
Foto: Reprodução/SES

SL tem 100% dos leitos de UTI ocupados com Covid


O boletim da Covid-19, divulgado nesta terça-feira (28), aponta um dado bastante preocupante que é a ocupação de 100% dos leitos de UTI para pacientes com novo coronavírus em São Luís.
Os números reforçam a necessidade de medidas urgentes e também da conscientização da população, pois a cada dia a estatística continua crescendo.
E mais do que nunca mostram que as nossas autoridades estão atrasadas quanto à construção do hospital de campanha em São Luís que já deveria estar em funcionamento.
Os números também mostram que aumentou a taxa de ocupação, também dos leitos clínicos que alcançou 63,17 por cento.
No interior, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 17,28 por cento e de leitos clínicos de 8,33%.
Foto: Reprodução/SES

Postado em: 28 de abril de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Dr. Yglésio propõe aumento do adicional de insalubridade para profissionais de saúde


O deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) protocolou indicação visando aumentar o adicional de insalubridade dos profissionais do Sistema Unico de Saúde (SUS), durante 60 dias, prorrogável por mais 30. Segundo ele, esses profissionais estão submetidos ao mais alto risco, por conta da proliferação da COVID-19, bem como da gripe H1N1. Nos hospitais, unidades de saúde e policlínicas, eles estão na linha de frente de combate ao avanço das doenças, especialmente da primeira.
 “Protocolarei uma indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para que seja aumentado, durante o período de 60 dias, prorrogável por mais 30, o adicional de insalubridade dos profissionais do SUS, para 40%, durante o combate da epidemia do novo coronavírus”, anunciou, em seu Twitter.
O parlamentar estendeu a sugestão para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT), e ao presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier. Segundo o parlamentar, a medida deverá alcançar o pessoal que faz o atendimento ao público, da portaria aos profissionais de saúde. “Tal medida se faz necessária porque a própria exposição repetida ao coronavírus aumenta o custo de vida desses profissionais em suas casas e com suas famílias.”, frisou.
Em justificativa, o deputado quer garantir a valorização profissional e financeira aos profissionais da ponta do sistema. Disse ainda que os produtos de limpeza estão com custos mais elevados e os equipamentos de proteção têm de ser adquiridos neste momento de atenção.