Postado em: 28 de abril de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Dr. Yglésio propõe aumento do adicional de insalubridade para profissionais de saúde


O deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) protocolou indicação visando aumentar o adicional de insalubridade dos profissionais do Sistema Unico de Saúde (SUS), durante 60 dias, prorrogável por mais 30. Segundo ele, esses profissionais estão submetidos ao mais alto risco, por conta da proliferação da COVID-19, bem como da gripe H1N1. Nos hospitais, unidades de saúde e policlínicas, eles estão na linha de frente de combate ao avanço das doenças, especialmente da primeira.
 “Protocolarei uma indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para que seja aumentado, durante o período de 60 dias, prorrogável por mais 30, o adicional de insalubridade dos profissionais do SUS, para 40%, durante o combate da epidemia do novo coronavírus”, anunciou, em seu Twitter.
O parlamentar estendeu a sugestão para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT), e ao presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier. Segundo o parlamentar, a medida deverá alcançar o pessoal que faz o atendimento ao público, da portaria aos profissionais de saúde. “Tal medida se faz necessária porque a própria exposição repetida ao coronavírus aumenta o custo de vida desses profissionais em suas casas e com suas famílias.”, frisou.
Em justificativa, o deputado quer garantir a valorização profissional e financeira aos profissionais da ponta do sistema. Disse ainda que os produtos de limpeza estão com custos mais elevados e os equipamentos de proteção têm de ser adquiridos neste momento de atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345