RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 1 de maio de 2020 | Por: Ezequiel Neves

1 de Maio – Dia do Trabalhador

No dia primeiro de maio nós comemoramos uma data muito importante, celebrada em cerca de 80 países no mundo: O dia do trabalhador. Sem essa figura tão importante para o desenvolvimento da sociedade, não estaríamos onde estamos hoje e por isso o Blog do Ezequiel Neves parabeniza a todos os trabalhadores nesta data tão especial.
A história do dia do trabalho se inicia no dia 1º de maio 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Nesta data, milhares de trabalhadores foram às ruas da cidade protestar por seus direitos, entre eles: redução da jornada de trabalho (de 13h diárias, mas que podia chegar até 18h por dia), férias, descanso semanal e melhores condições de trabalho. Essa greve se estendeu por todo o país e chegou a durar dias. Durante a paralisação, houve conflito entre policiais e manifestantes, desencadeando a morte e o ferimento de inúmeras pessoas envolvidas, o que gerou comoção e deu origem ao Dia do Trabalhador.
Diante disso, em 1889 na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, o que se seguiu em diversos países, inclusive o Brasil. Aqui são relatadas comemorações dessa data desde 1895, mas a data só foi considerada oficialmente um feriado nacional em 1925 pelo presidente da época Artur Bernardes.
Mais tarde, em 1930 com o presidente Getúlio Vargas, o dia do trabalhador passou a anunciar também medidas de melhorias para os trabalhadores.
Em 1º de maio de 1940, o presidente estabeleceu o salário mínimo, que deveria suprir as necessidades básicas de uma família como direito a alimentação, saúde, vestuário, educação, moradia e lazer.
Já no dia 1º de maio de 1941, a Justiça do Trabalho foi criada, com o objetivo de resolver questões judiciais relacionadas ao trabalho e aos direitos dos trabalhadores.



Por isso, gostariamos de desejar a todos um feliz Dia do Trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345