Postado em: 13 de dezembro de 2019 | Por: Ezequiel Neves

Eleição de Conselheiros Tutelares acontece neste domingo (15), em São Luís



Depois de muita confusão e adiamento, parece que agora realmente vai acontecer a eleição para escolha dos Conselheiros Tutelares da capital maranhense para o quadriênio 2020/2024. A eleição deveria ter acontecido  em 6 de outubro, data unificada de realização da escolha, quando, de fato, na maioria dos municípios as eleições ocorreram. Entenda aqui.
Devido a inúmeros problemas, denúncias inclusive de fraudes, a eleição foi adiada e se realizará neste domingo, dia 15 de dezembro, das 8h às 17h, segundo informa o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável por comandar a eleição.
Qualquer cidadão em pleno gozo de seus direitos como eleitor poderá votar e escolher o candidato de sua preferência dentro de sua região. Atualmente, São Luís tem dez áreas de atuação de conselheiros tutelares:
Itaqui-Bacanga;
Zona Rural;
Alemanha/Centro;
Vila Luizão/Turu;
Coroadinho/João Paulo;
Cidade Operária/Cidade Olímpica;
São Francisco-Cohama;
Anil-Bequimão;
São Cristóvão/São Raimundo
Cohab-Cohatrac.
O eleitor de cada região só estará apto a escolher candidatos daquela região. Parece uma informação óbvia, mas muitas pessoas não sabem ou têm dúvidas quanto a isso.Para votar, o eleitor deverá levar um documento oficial com foto e o título de eleitor.
Os conselheiros tutelares são pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Eles têm mandatos de quatro anos, e é permitida a recondução em novos processos de escolha.  São eleitos para desenvolver atividades em regime de dedicação exclusiva, durante o horário previsto na legislação municipal para o funcionamento do órgão, sem prejuízo do atendimento em regime de plantão/sobreaviso, assim como da realização de outras diligências e tarefas inerentes ao órgão. O salário é no valor de R$ 2.554,95 (dois mil quinhentos e cinquenta e quatro e noventa centavos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345