Postado em: 23 de setembro de 2022 | Por: Ezequiel Neves

Alta rejeição de Bolsonaro amplia desânimo na campanha, que passa a culpar o próprio presidente


Apesar das declarações de aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), colocando em dúvida os resultados das pesquisas eleitorais, o mais recente levantamento do Datafolha aumentou o clima de desânimo na campanha do candidato à reeleição.

Isso porque a pesquisa mostrou que a rejeição a Bolsonaro se consolidou em 52% dos eleitores. Além disso, o levantamento mostrou que o atual presidente se manteve com 33% das intenções de voto, enquanto Lula (PT) passou de 45% para 47%, chegando a 50% dos votos válidos (o que elevou as chances de o petista vencer já no primeiro turno).

Reservadamente, aliados já culpam Bolsonaro por erros recentes.

Porém, episódios recentes consolidaram a rejeição ao presidente, como os ataques a jornalistas mulheres e a candidatas, o uso eleitoral do funeral da rainha Elisabeth II, e a apropriação política das comemorações do Bicentenário da Independência, quando fez um discurso se declarando “imbrochável”.

Integrantes da campanha avaliam que o episódio que mais prejudicou Bolsonaro foi o fato de ele ter levantado nova suspeita sobre o sistema eleitoral brasileiro, quando estava em Londres (Inglaterra).

Polícia prende três envolvidos no assassinato de engenheiro durante festa no Alto do Itapiracó, em São José de Ribamar

 

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta sexta-feira (23), três mandados de prisão temporária contra os homens de iniciais W. M. F. L, de 20 anos; A. F. S. R., de 20 anos; e I. S. R, de 23 anos, por homicídio qualificado. O trio é suspeito de matar o engenheiro e empresário Weshley Oliveira de Albuquerque, de 32 anos.

Weshley foi morto com vários tiros no 21 de agosto deste ano, por volta das 6h, na casa de festas conhecida por Mansão 01, na Avenida Itapiracó, nº 350, no Alto do Itapiracó, em São José de Ribamar.

Durante as investigações, apurou-se que o empresário chegou à casa de eventos por volta das 5h, após sair de um show, acompanhado de vários amigos. Após adentrarem o local, houve uma confusão e minutos depois vários indivíduos partiram para cima do empresário, com a finalidade de tomar uma pistola que ele portava. Os bandidos desferiram mais de 20 disparos contra Weshley.

Com a morte imediata, os assassinos vilipendiaram o cadáver (desferiram chutes) e subtraíram todos os pertences do empresário, inclusive seu veículo Fiat Punto.

Com base em todos os elementos colhidos na investigação, a Delegacia de Homicídios da Área Norte representou pela prisão temporária e busca e apreensão na casas dos investigados, o que foi deferido pela Justiça.

Após o cumprimento das formalidades legais, os presos foram encaminhados ao Sistema Penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Prisão do receptador do celular do empresário

A Polícia Civil prendeu, na tarde de 25 de agosto, um homem que estava em posse do celular do engenheiro Weshley Albuquerque.

Segundo a polícia, o receptador foi localizado no bairro Cidade Operária tentando desbloquear o aparelho avaliado em torno de R$ 4 mil, a fim de colocar à venda na sua loja situada no bairro Nova Terra, em São José de Ribamar.

Após ser identificado, ele recebeu voz de prisão pelo crime de receptação qualificada e conduzido à Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP). Após o cumprimento das formalidades legais, o preso foi encaminhado ao sistema judiciário, onde permanecerá à disposição da justiça

Avô é preso por estuprar a neta de 10 anos em Arari

 

Um homem, de iniciais A.M.L, foi preso, na manhã desta quinta-feira (22), na cidade de Arari, a 168 km de São Luís, pela prática de crime de estupro de vulnerável consumado contra sua própria neta, de 10 anos.

Segundo informações da polícia, o crime ocorreu no mês de abril deste ano, no povoado Moitas, na zona rural do município de Arari. O avô levou a neta para uma pescaria, onde praticou atos contra a dignidade sexual da vítima.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Policia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Arari/MA, com apoio da Delegacia de Vitória do Mearim, da Polícia Militar e Guarda Municipal.

O preso foi encaminhado para a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Viana, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Estupro de vulnerável é crime previsto no artigo 217-A do Código Penal (ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos), com pensa de reclusão, de 8 a 15 anos.

Blogueiro se envolve em acidente com vítima fatal e veículo é incendiado por moradores em Itapecuru-Mirim

 

Blogueiro Antenor Ferreira teve o veículo incendiado
após atropelar e matar uma pessoa

Na tarde dessa quinta-feira (22), o blogueiro Antenor Ferreira se envolveu em grave acidente na zona rural de Itapecuru-Mirim, que, infelizmente, que resultou na morte de uma pessoa.

Antenor perdeu o controle de uma caminhonete Nissan Frontier, capotou e ainda atingiu a pessoa, que morreu no local.

Ainda conforme as informações, os moradores da região atearam fogo no veículo em protesto pela morte do morador.

Antenor e os demais ocupantes do veículo, que acompanhavam o deputado federal Hildo Rocha em ações de campanha no município, não sofreram escoriações graves.

O blogueiro deverá responder por homicídio culposo, previsto no CTB.

Art. 302

Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:

Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

§ 1º. No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente:

I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;

II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;

III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;

IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.

Com informações de Alpanir Mesquita

Postado em: 22 de setembro de 2022 | Por: Ezequiel Neves

LULA DEFENDE PREVIDÊNCIA HUMANIZADA E ANUNCIA RECRIAÇÃO DE MINISTÉRIO


Em encontro com representantes de movimentos e associações de idosos e aposentados nesta quinta-feira (22/09), em São Paulo (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Previdência pode ser melhor, se for mais humanizada, e sinalizou recriação de ministério específico que cuidava da área e que foi extinto pelo governo Bolsonaro logo no primeiro dia de governo. “A Previdência pode ser muito melhor se ela for humanizada e se ela aproveitar o que nós temos de mundo digital para poder modernizar a nossa atuação da Previdência”.

Na área da saúde, o ex-presidente defendeu que o Estado ofereça gratuitamente especialidades a idosos que precisam de cuidados ou sofrem, por exemplo, de dores nas pernas ou nas costas. “E isso tem que ser gratuito para o companheiro que está aposentado. Da mesma forma que você criou médico de saúde, que as pessoas visitam as casas, o fisioterapeuta ir gratuitamente, ou pela prefeitura ou pelo SUS, na casa das pessoas, fazer treinamento e exercitar as pessoas. Porque se a gente ficar parado a gente fica atrofiado. A gente fica inútil. Da mesma forma, nós vamos ter, que é uma profissão que está surgindo com força, que é a de cuidadores. Nós vamos ter que formar muita gente, e nós temos que transformar isso em um serviço público”, afirmou.

Fim das filas no INSS – Ao receber de representantes das entidades propostas para melhoria da qualidade de vida de idosos e aposentados, Lula defendeu o fortalecimento do SUS para oferecer esses atendimentos e lembrou do legado de seus governos. Contou, por exemplo, sobre a atuação para reduzir as filas do INSS e dar agilidade na concessão de benefícios como aposentadoria e licença maternidade e disse que os governos petistas provaram que a Previdência pode ser melhor. Com isso, anunciou a recriação de ministério para cuidar da área.

O ex-presidente recebeu reconhecimento de diferentes interlocutores sobre os avanços que promoveu em seus governos, como a criação do Estatuto do Idoso, e disse ser responsabilidade fazer com o país respeite seus filhos.

“É da nossa responsabilidade fazer com que esse país respeite os seus filhos. Não é apenas no hino nacional, não, é no comportamento do governante. E vai mudar, pode ficar certo que muita coisa vai mudar nesse país e eu só estou voltando a ser candidato por isso. Se eu não acreditasse que é possível mudar, eu não estaria. Eu ficaria em casa, mas eu acho que nesse momento o Brasil está precisando muito de um solavanco, e o solavanco somos nós que vamos dar, somos nós que vamos conseguir fazer”.

Proposta para idosos – Presidente do Centro Internacional da Longevidade e ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde), Alexandre Kalache disse que a eleição de Lula é a única saída para que os idosos brasileiros voltem a ter perspectiva de envelhecer com direitos e dignidade. “Precisamos trazer o envelhecimento para o centro das políticas púbicas”, afirmou.

Mauro Montoryn, pesquisador da felicidade como norteadora de políticas públicas, defendeu longevidade cidadã. Disse que Brasil comete erros ao desperdiçar a experiência das pessoas idosas. “Não podemos ser desperdiçados. Estamos aqui para lutar pela chapa Lula-Alckmin e por uma política consequente para os idosos”, afirmou, acrescentando que o Brasil está envelhecendo mal e que é preciso ter justiça social e oportunidades para os idosos. “Queremos capacitação, saúde, Previdência justa e que políticas públicas não fiquem só no governo.

Maria da Guarda Rocha, presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas da Saúde e Similares (Abrapopess) entregou documento com propostas para garantir o envelhecimento saudável. “O idoso precisa ter educação, saúde e segurança. Você veio lá do Nordeste para fazer a felicidade do povo aqui. Continue com essa sabedoria”, disse, afirmando que Lula mudou a vida de muita gente e vai melhorar a vida dos idosos se voltar à Presidência.

ENTREVISTA COM LACI JÚNIOR REPRESENTANTE DE AÇÃO EXTERNA DA SEDES

VÍDEO: Senador Roberto Rocha diz não acreditar mais que Weverton estará em um eventual segundo turno

 

Durante live com o publicitário Janderson Landim nesta terça-feira (20), o senador Roberto Rocha (PTB) deixou claro que não acredita que Weverton Rocha (PTB) esteja no eventual segundo turno na disputa pelo Palácio dos Leões.

“Nesse período de eleição, que no Maranhão tem dois turnos para governador, nós temos duas disputas principais no primeiro turno, uma é Senador que só tem um turno, e a outra é quem irá disputar com o Brandão a segunda vaga, quem é que vai ocupar, se é Weverton, ou se é o Lahesio ou se é o Edivaldo Holanda Júnior”, afirmou Rocha.

Ora, que Roberto que faz parte da coligação do PDT não acredita que Weverton estará no segundo turno, então, quem vai acreditar? 


Do Domingos Costa