Postado em: 9 de maio de 2025 | Por: Ezequiel Neves

Campanha Maio Laranja 2025 mobiliza comarcas de todo o Estado


Card colorido da campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.    Do lado direito da imagem, há uma ilustração de uma criança negra com cabelos castanhos volumosos, vestida como uma super-heroína. Ela usa roupa roxa com detalhes laranja, uma capa laranja, bota roxa e um chapéu roxo com símbolo de flor. Ela está voando sorridente, com os braços estendidos e uma flor amarela estampada no peito.    Abaixo dela, há uma flor amarela com miolo laranja, símbolo da campanha "Faça Bonito".    No centro da imagem, há os dizeres:    "Aprender para defender:" em letras grandes e laranja    Abaixo, em faixa roxa: "Saiba, entenda e cuide"    No canto superior esquerdo, está o logotipo do 18 de maio com uma flor amarela e a frase:  "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", em letras roxas.    No rodapé, aparecem os logotipos do:    Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)    Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ)  Ambos em uma faixa laranja.    À direita da flor, está a frase:  "Faça Bonito" ¿ em letras grandes laranja  "Proteja nossas crianças e adolescentes" ¿ em letras menores.
Neste ano, a campanha no Judiciário maranhense adota o tema "Aprender para defender: saiba, entenda e cuide"
foto/divulgação: Juliana Borba

Durante o mês de maio, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), realiza a Campanha Maio Laranja 2025 com ações em comarcas do estado. A mobilização ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

As atividades têm o objetivo de informar a população, reforçar a rede de proteção e ampliar o enfrentamento às violações de direitos contra o público infantojuvenil. Neste ano, a campanha no Judiciário maranhense adota o tema "Aprender para defender: saiba, entenda e cuide", destacando a educação como ferramenta fundamental para a prevenção.

SÃO LUÍS

Em São Luís, a 8ª Vara Criminal promove ações entre os dias 28 de abril e 30 de maio. Estão previstas entrevistas do juiz Rommel Cruz Viégas à imprensa, palestras em escolas da capital e da zona rural, mesa-redonda acadêmica, exposição no Fórum Sarney Costa, sessões de círculos restaurativos, além da priorização de audiências com depoimento especial e impulsos processuais em ações penais relacionadas a crimes contra crianças e adolescentes.

IMPERATRIZ

Em Imperatriz, a programação inclui o seminário "Não se Cale", nesta sexta-feira (9/5), voltado a profissionais da educação; rodas de conversa com estudantes da rede pública, no dia 16/5; e a Corrida Faça Bonito, no dia 18/5, como parte da mobilização social.

PEDREIRAS

Na comarca de Pedreiras, serão realizadas rodas de conversa com profissionais da saúde de Lima Campos (15/5) e Pedreiras (21/5), além de profissionais da educação da rede local nos dias 17 e 21/5. 

A programação encerra-se no dia 24, com blitz de conscientização no CRAS.

CHAPADINHA

No município de Chapadinha, a programação do Maio Laranja 2025 tem início no dia 13 de maio, às 16h, com uma palestra na Unidade Integrada Tancredo de Almeida Neves. A atividade contará com a participação de representantes do Fórum local, da Defensoria Pública e do Conselho Tutelar. 

No dia seguinte, 14 de maio, será realizado um momento de diálogo intitulado "Café com Conversa", com os(as) servidores(as) do Fórum, a partir das 9h.

CURURUPU

Em Cururupu, as ações iniciaram com participação na rádio local e seguem com capacitação na Associação dos Filhos e Amigos de Cururupu (8/5), exibição de filmes educativos nos bairros (13/5), rodas de diálogo com usuários do Sistema Único de Assistência Social (14/5) e caminhada alusiva ao Maio Laranja (16/5).

BALSAS

Na comarca de Balsas, a campanha inclui atividade de sensibilização junto à empresa Inpasa (15/5), ações com o Programa Vida Nova, círculo de paz em escola da rede pública e distribuição de materiais informativos na Feira Agrobalsas. 

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

São José de Ribamar organiza rodas de conversa em três momentos: com adolescentes acolhidos institucionalmente (14/5), com estudantes da zona rural (20/5) e com famílias da Ilha do Caúra (27/5), ampliando a atuação nas comunidades atendidas.

AÇAILÂNDIA

Em Açailândia, as atividades ocorrem de 7 a 29 de maio e incluem capacitação de educadores, pedágios, panfletagens, palestras em escolas, caminhada no centro da cidade e ato de encerramento com participação da rede local de atendimento.

ENCERRAMENTO

A programação do Maio Laranja 2025 será encerrada em São Luís com a palestra "Aprender para defender: saiba, entenda e cuide", no dia 30 de maio, às 14h, no auditório Madalena Serejo, no Fórum de São Luís.

A atividade é promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJMA, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), como parte das ações da campanha. Voltada a servidores e servidoras do Judiciário interessados/as na temática, a palestra também é aberta à participação de seus filhos, filhas e familiares adolescentes, além de estudantes de escolas da capital. 

A exposição será conduzida pela professora doutora Bruna Barbieri e busca fomentar reflexões sobre a prevenção e o enfrentamento das violações de direitos de crianças e adolescentes.

 

Agência TJMA de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345