Postado em: 8 de maio de 2023 | Por: Ezequiel Neves

“Um Exemplo de Multiartista”


(Foto: Marcelo Silva)



Nascido e criado na Capital da República, este canalizador e gestor das Artes, sempre com suas pesquisas e manifestos culturais nas mais distintas vertentes, formas e tipos, o brasiliense tem encantado ao seu publico ao longo dos anos com suas facetas artísticas. Atendendo sobre o nome artístico de Alvaro Neto, este que manifestou nas artes desde a infância com influência da família, onde se encontrou várias referencias e também sempre teve amigos ao qual deram apoio ao seu seguimento. O mesmo iniciou os estudos artísticos aos oito anos de idade, foi estudante da “Escola Parque” pois esta era localizada ao lado de onde morava durante a sua infância, local este também onde o artista fez suas primeiras apresentações, porém só ingressou com mais seriedade aos quatorze anos de idade, se formou em licenciatura Plena – LP, pela FADM - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e é pós-graduando pela CAAPS.


Traz em seu curriculum, inúmeras apresentações, e em materiais de estudo nas linguagens – plásticas, visuais, cênicas e musicais, manifestando-se na atuação, direção, na técnica ou na produção realizando varias obras. Esteve presente com os grupos “Pueblo Cio da Arte”, “Trincheira Cia de Teatro”, “Os Sei lá Quem”, “Vampiros – DF “entre outros. Participou de apresentações em festivais e mostras culturais como, “Jogo de Cena”, “Cena Contemporânea”, “Cometa Cenas”, “Mostra Dulcina de Teatro” entre outras.

O multitalentoso já trabalhou em suas próprias produções dentro das funções técnicas como: publicidade, cenário, figurino, maquiagem e qualquer função necessária durante a obra, também por muitas vezes adapta ou escreve suas próprias realizações, e ainda é praticante de artes marciais, como boxe e muay thai.

Participando de projetos artísticos diversos entre muitas campanhas sócias, como podemos citar a campanha de doação de sangue com o “Dia dos vampiros”, ou a alegria proliferada através das apresentações circenses com Patrão & Patusko, ao qual tem andamento desde o ano de 2008 quando foi seu batismo dentro do circo, surgindo assim o seu palhaço.


Como artista ou como um estudante de artes. Durante o decorrer de sua vida esteve presente em varias escolas de artes em Brasília e Rio de Janeiro: Como NIC - Nova Indústria Cultural, Intelb, Espaço ECCO, Centro Cultural 508 Sul, Faculdade de Artes Dulcina de Moraes entre outras, onde estudou e trabalhou nas diversas áreas artísticas e culturais, sempre procurando evoluir e crescer em suas realizações, trabalhando ou estudando nos períodos matutino vespertino e noturno. 

Este artista devido a sua devoção a cultura pode ser considerado um multiartista. Ao analisarmos seu portfólio, observamos o fato de ser professor, artista cênico, plástico e visual além de ter desenvolvido um trajeto mútuo na música, tanto em oficinas quanto em produções ou até mesmo cantando em suas apresentações. A comprovação da unificação destes trabalhos são os seus musicais produzidos na cidade de Brasília-DF.

Como por exemplo, “O Mágico de Oz”, “Peter Pan”, “Alice no País das Maravilhas” entre outros. Todos realizados juntamente com seus alunos, o artista também fundou o IACAN, tornando se empreendedor,  realizando seus feitos artísticos, tanto como atuante ou apoiador em projetos de terceiros, esta empresa onde o próprio atua como professor, supervisor, artista e produtor, com uma proposta pedagógica, em parceria com profissionais qualificados, a formação artística de iniciantes e aprimoramento de profissionais, por meio de cursos e trabalhos artísticos, inicialmente direcionados para linguagens teatral, cinematográfica, televisiva e circense. A partir do ano de 2018 iniciou atividades de formação também no segmento das artes plásticas e musicais e a maioria de forma educacional.


A empresa IACAN visa à projeção de seus alunos na conquista do melhor patamar dentro do universo artístico e cultural.

Os resultados são alunos mais preparados para o mercado cultural em geral.

Ele que já participou de vários cursos, ocasionou dentro das cênicas, no circo, no teatro, no audiovisual e na dança, praticou artes marciais, já atuou na moda em passarelas e fotografia, já participou de exposições com artes plásticas e visuais, e ainda é dono de vastos feitos musicais tanto para bandas quanto no teatro, já participou de dublagens, foi autor de adaptações e de obras literárias a maioria para encenações teatrais, participou de projetos sociais, produziu, realizou, apoiou e supervisionou vários trabalhos dentro da cultura, realizou campanhas sociais tendo assim um portfólio exemplar, passado pelas artes plásticas, visuais, cênicas, musicais, pelo esporte, psicologia e educação. É empreendedor e educador, entre outras atividades, tendo assim um portfólio exemplar.


 O artista multifacetado obteve maior parte dos trabalhos nestes  últimos anos com “Duo de Palhaço”, e as suas montagens através de oficinas com os seus alunos, onde ele também prepara para multiversidade das artes através do seu curso de preparação para atores em Brasília-DF.


#AlvaroNeto #IACAN


Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho deste multiartista:


Site - IACAN:

 

www.iacan.com.br 

 

Facebook - IACAN:  

 

https://www.facebook.com/iacandf/?ref=ts&fref=ts  

 

YouTube - IACAN:  

 

https://www.youtube.com/channel/UCdsurQwVFeEXyyP1Oj3OlOw 

 

Instagram IACAN: 

 

https://www.instagram.com/iacan.com.br/    

 

Página no Facebook – Alvaro Neto  

 

https://www.facebook.com/alvaroartista?fref=ts 

 

YouTube – Alvaro Neto  

 

https://www.youtube.com/user/alvaroartista 







(Fotos: Fernanda Veloso)



Por: Gabriel Ferreira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345