Postado em: 31 de outubro de 2022 | Por: Ezequiel Neves

LULA VAI INDICAR DOIS MINISTROS DO STF E MAIS DE 30 JUÍZES DE TRIBUNAIS SUPERIORES

 

Foto: Sérgio Castro/Estadão Conteúdo

A partir de 2023, o presidente eleito Lula vai indicar dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As vagas serão abertas com as aposentadorias da presidente da Corte, Rosa Weber, e de Ricardo Lewandowski. Em síntese, a composição da Corte permanecerá tingida de vermelho: sete indicações do PT.

Depois de Lewandowski e Rosa Weber, o próximo ministro a se aposentar é Luiz Fux, em 2028. Do total de integrantes da Corte, Nunes Marques e Mendonça são os ministros mais novos do STF. Também são os que ficarão mais tempo dos 11 que integram a Corte hoje. Ambos se aposentarão em 2047.

Lula indicará ainda 31 magistrados para dez tribunais diferentes, além dos juízes do STF.

A lista inclui nomeações para o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral. No total, o país tem 91 tribunais diferentes, espalhados por todos os 26 Estados, além do Distrito Federal. O recém-inaugurado Tribunal Regional Federal da 6ª Região foi inventado em 2021, sob o argumento de “desafogar” o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em números absolutos, R$ 100 bilhões por ano são destinados ao Judiciário brasileiro. A quantia equivale a 1,3% do Produto Interno Bruto nacional, ou seja, mais de 1% da soma de todos os bens e os serviços produzidos.

Revista Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345