Por Flávio Dino
Esta semana que passou o Painel Estatístico da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), do Governo Federal, reconheceu o Porto do Itaqui como o que mais cresceu no país. O porto público do Maranhão cresceu 27% de janeiro a outubro, um trabalho fruto de muito esforço de mudança e que muito nos orgulha.
Quando assumimos o Governo, em 2015, fizemos uma aposta: a de construir uma vitrine do Maranhão para o Brasil e para o mundo. Um ativo estratégico que pudesse emular uma imagem positiva do nosso estado para investidores, para que pudéssemos dinamizar nossa economia e ampliar oportunidades de geração de emprego e renda.
O objeto da nossa aposta foi justamente o Porto do Itaqui, à época uma empresa deficitária. Nos primeiros 100 dias da nossa gestão à frente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) obtivemos resultados financeiros superiores ao do ano anterior inteiro. Ao fim de 2015, consolidado como um vetor de desenvolvimento econômico, bateu recordes de transporte de cargas e teve lucro maior que os quatro anos imediatamente anteriores.
Uma empresa pública estruturada, organizada, com ganho progressivo de eficiência, acaba estimulando outros atores econômicos. Ao longo desses anos, o Porto recebeu mais de R$ 2 bilhões em investimentos privados, possibilitando a expansão da atividade e construção de novos terminais e berços para atracação de navios. Com isso, vamos fechar 2021 com movimentação superior a 30 milhões de toneladas, mais um recorde, geração de mais de 16 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, e várias obras em execução. Para 2022, já estão previstos cerca de R$ 500 milhões de investimentos com recursos próprios, seguindo com a trajetória de crescimento.
Merecem destaque os programas de inovação, de bolsas para pesquisadores e de responsabilidade social. As conquistas nascidas no Porto do Itaqui permitiram melhorias para os milhões de usuários do serviço de ferry boat, a exemplo do novo Terminal do Cujupe. Por tantas vitórias, cumprimento toda a equipe da nossa EMAP, liderada pelo presidente Ted Lago.
O Porto é um patrimônio dos maranhenses e que deve ser mantido assim. Por ter esse entendimento foi que criamos o Conselho de Gestão, com participação ativa da sociedade, universidades e empresas. Um mecanismo de transparência para acompanhamento gerencial dos resultados e novas metas do Porto, uma vez que a manutenção desse processo virtuoso possibilita ganhos sociais não só para a comunidade portuária, mas para toda a sociedade maranhense.
Em meio a estes e tantos outros êxitos, seguimos firme com a nossa luta e a nossa caminhada, sempre buscando eficiência, honestidade, probidade e zelo com os recursos públicos.
*Flávio Dino, governador do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.
Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345