RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 14 de junho de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Bombeiro civil está entre as profissões que mais cresceram na pandemia


A pandemia desestabilizou inúmeros setores da economia, mas também impulsionou o crescimento de outras áreas, que passaram a contratar em vez de demitir. Pesquisa feita pela Catho mostrou as profissões que mais cresceram no Brasil nesse período. Enfermeiro de UTI, técnico de enfermagem e auxiliar de loja são as primeiras do ranking. Em quarto lugar está a profissão de bombeiro civil, com um aumento de 500%, incluído no segmento de prestador de serviços.
De acordo com o delegado regional do Sindibombeiros do estado de São Paulo, Levi Fernandes Gomes, o número de bombeiros civis formados na região de Rio Preto está entre 1,5 mil e 2 mil profissionais. "A média dos que estão em atividade na região é de 300 a 350, distribuídos em vários segmentos, como aeroportos, indústrias, shoppings, usinas de açúcar e álcool, faculdades, clubes, entre outros", diz.
A profissão de bombeiro civil é regulamentada por lei federal e decreto estadual. Para se tornar um profissional dessa área, é exigido que o candidato tenha ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. Não há idade máxima. Segundo o proprietário, coordenador e instrutor da escola de bombeiro civil Fire Action, Antônio Roberto Mota, a formação precisa ser feita em uma escola credenciada pelo Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, seguindo as normas vigentes.
Essas normas determinam que o curso tenha, no mínimo, 210 horas-aula. O valor é determinado pela escola, por isso há variação. Mota complementa dizendo que, em sua escola, o curso tem um investimento de R$ 2,1 mil, mais R$ 250 de treinamento prático, que é feito em um centro de treinamento próprio.
O bombeiro civil Rafael Valadão Rocha trabalha na área há quase 11 anos e conta que a profissão é importante para a sociedade, pois as empresas que têm esse profissional podem fazer o primeiro atendimento e, assim, socorrer com rapidez e prontidão.
Rafael explica que, a princípio, a função foi criada para a prevenção e combate a incêndios. No entanto, com o passar do tempo esse profissional passou a incorporar outras obrigações a sua rotina, como segurança do trabalho, primeiros socorros e orientações de biossegurança,trabalho que está sendo feito hoje, especialmente em função da pandemia. "Pelo que a gente vem desenvolvendo no estado de São Paulo, já tem até uma proposta no congresso para que essas atribuições passem a ser prerrogativas da categoria", explica.
Segundo o diretor e instrutor da Academia Fênix, centro de formação de bombeiro civil da cidade de Olímpia, Antônio Alfredo Cintra Júnior, houve um aumento na procura para fazer o curso, justamente por se tratar de município turístico, onde havia grande demanda de empregos nos clubes aquáticos, que precisam desse profissional. "Nós temos dois grandes clubes em Olímpia, então o pessoal já saia do curso praticamente empregado", conta. Ele ainda complementa dizendo que, devido à pandemia, as aulas estão suspensas. "Nossas turmas estão paradas. Quem procura pelo curso, estamos fazendo as inscrições e pedindo para aguardar", conta.
Para as pessoas que estão procurando emprego e uma possível nova profissão, Rafael recomenda seguir nessa área. "É uma área que está crescendo, pois está tendo demanda pela profissão, não só agora na pandemia", diz o bombeiro civil.

Áreas que tiveram aumento de vagas durante a pandemia

  • Enfermeiro de UTI - 718%
  • Técnico de enfermagem - 708%
  • Auxiliar de loja - 691%
  • Bombeiro civil - 500%
  • Enfermeiro - 397%
  • Operador de caixa - 210%
  • Repositor - 203%
  • Encarregado de limpeza - 71%
  • Auxiliar de farmácia - 70%
  • Motorista - 62%

Fonte:   https://www.diariodaregiao.com.br/


Raposa - Ma Região Metropolitana de São Luís 

Já na cidade de Raposa-MA  a 1* Brigada de BOMBEIRO CIVIL tem realizado varias ações em conjunto com as forças de segurança e vigilância sanitária no sentido de conter o avanço da COVID19.

As ações são coordenadas pelo Comandante Mauro Leal que tem sempre mostrado postura e disposição na realização das ações.

Ações como descontaminação de varios locais, barreiras sanitária,  orientação com relação ao uso da mascara,  organização de filas de caixas e lotéricas dentre outros.

"A principal função do bombeiro civil é, acima de tudo, proteger as vidas presentes. Portanto, o profissional deve trabalhar nas ações de prevenção durante todo o acontecimento. Ele cuidará da evacuação em uma situação de emergência ou pânico, além de ser treinado para combater um princípio de incêndio. E caso haja vítimas, o bombeiro civil fará o primeiro atendimento de APH até que possa contar com a presença do SAMU.
O profissional atua para prevenir, proteger e dar todo o suporte às pessoas, garantindo sua segurança e integridade. E caso o incêndio ou emergência tome grandes proporções, o próprio bombeiro civil aciona a corporação de bombeiros militares para auxiliar e ajudar a controlar a situação com os equipamentos adequados." diz o comandante Mauro Leal 
Comandante Mauro Legal e Bombeiros Civil 

Um comentário:

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345