RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 14 de junho de 2024 | Por: Ezequiel Neves

Google: Camarão participa de imersão em educação tecnológica nos EUA

 

Felipe Camarão, vice-governador e secretário da Educação do Maranhão, está em Nova York (EUA), a convite da Google para participar do programa “Education Expedition”, promovido pelo Google Cloud. A experiência imersiva reúne representantes estaduais, executivos e executivas das principais instituições públicas e privadas de ensino da América Latina, durante dois dias.

“Por determinação do governador Carlos Brandão e a convite da Google, estou aqui para participar dessa missão imersiva. E nesse primeiro dia de encontro nós tivemos um dia extremamente produtivo. Estou eu aqui representando a Secretaria de Educação do Maranhão, junto a diversos outros representantes do poder público – como da Secretaria de Pernambuco, representantes do Sesi, de instituições privadas do Rio de Janeiro, São Paulo, além do Nordeste; em um importante espaço de aprendizado e troca de experiências para a melhoria da educação tecnológica em nossos estados”, disse Felipe Camarão.

Durante a imersão, os agentes educacionais e representantes públicos e privados puderam se aprofundar acerca de temáticas como: IA Generativa ou GenAI, a chamada Inteligência Artificial Generativa, e como essa tecnologia pode auxiliar no combate ao analfabetismo; plataformas do Google; além da apresentação de cases de sucesso e workshops com times de especialistas em tendências de educação tecnológica da empresa mundial gigante da tecnologia.

“Nós discutimos tecnologias educacionais, plataformas do Google para ajudar na educação, realidade virtual – em projetos concretos e importantes para o nosso estado. Como por exemplo, ferramentas para ajudar na alfabetização tanto de crianças, quanto de jovens e adultos”, complementou o vice-governador e secretário de Educação do Maranhão.

Camarão destacou, ainda, o interesse pelo uso da inteligência artificial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de professores e estudantes da Rede Pública Estadual. “São ferramentas que vão ajudar o professor e os estudantes, com o devido uso dentro da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, estimulando o desenvolvimento, mas, sem perder de vista a privacidade e, também, obviamente, o uso de direitos autorais”, complementou.

A expedição imersiva promovida pelo Google tem como principal objetivo fomentar um espaço de diálogo e troca de experiências entre educadores, além do fortalecimento de parcerias e contato com o que há de mais moderno no uso da tecnologia a favor da educação.

“Debatemos o futuro e o uso dessas tecnologias em sala de aula como auxilio pedagógico e não como algo que atrapalhe a sala de aula. E nós vamos a partir de agora continuar com esse contato, essa espécie de consultoria para que a gente possa levar ao Maranhão e para que os nossos professores possam utilizar em sala de aula conforme a determinação do governador Carlos Brandão”, concluiu Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345