RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 28 de outubro de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Dr° Raimundo Cutrim forte ao extremo



 
Delegado da Polícia Federal Dr. Raimundo Cutrim é um dos Politicos mais forte do Estado do Maranhão e um dos mais influentes e prestigiados no Brasil


Contribuiu muito pelo bem estar do povo maranhense na parte de segurança publica onde mostrou muita competência e reconhecimento pelos trabalhos de excelência e execução através das grandes operações policiais como delegado federal combatendo o narcotráfico, o crime organizado no estado do Maranhão, e controle nas fronteiras do Brasil com países vizinhos quando participou de varias operações nacionais.

Dr. Cutrim foi o primeiro delegado de policia federal do Brasil a emitir relatórios sobre a invasão de terras YANOMAMES e em operação retirou mais de 40 mil garimpeiros que operavam ali irregularmente. Ele foi o primeiro a presidir o único inquérito sobre genocídio no Brasil referente massacre de índios YANOMAMIS em 1993 no dia 27 de agosto quando foi designado para assumir a presidência do inquérito policial a cerca da chacina dos índios YANOMAMIS.

De acordo com o inquérito policial conduzido pelo o Delegado de policia Federal Raimundo Cutrim, que serviu de base para a denuncia do Ministério Publico, crime de genocídio aconteceu em duas etapas: Na primeira, quatro homens foram mortos a tiros, num local dentro da floresta e distante da aldeia, sendo que um corpo não foi encontrado; na segunda etapa algumas semanas depois, dose pessoas foram mortas a tiros e mutiladas com facão, sendo duas idosas, uma mulher, três adolescente, quatro crianças e um bebe. Este segundo grupo já estava fora da aldeia, nos tapiris, o que indicava que estava escondido dentro da mata, temendo novo ataque dos garimpeiros, depois das primeiras quatro mortes. Foram destruídos, aviões, barracas dos garimpeiros, além da retirada de mais de 40 mil garimpeiros da área indígena YANOMAMI. Trazendo paz e tranquilidade para a toda região.

Em reconhecimento ao trabalho realizado em prol dos povos indígenas, o Delegado de Policia Federal RAIMUNDO SOARES CUTRIM, recebeu a replica da pedra do Marco 001 Poligonaçao, com a maior comenda da Instituição, MERITO INDIGENISTA.

Dr. Cutrim esteve diante de um dos grandes desafios, investigar e apurar o primeiro CRIME DE GENOCIDIO NO BRASIL, nas terras INDIGENAS YANOMAMIS.


RECORDANDO


Dr. Cutrim revolucionou e fez historia renovando e informatizando todo o sistema de segurança do estado do Maranhão. Desarticulou varias quadrilhas de roubo a bancos, combateu o narcotráfico, diminuiu o índice de criminalidade e avançou com as melhorias da segurança no interior do estado onde ganhou também muita credibilidade, seriedade no seu trabalho. Dr. Cutrim é de muito conhecimento dos problemas da segurança, digno de confiança e sempre desenhou o melhor caminho para as suas conquistas e vitorias mesmo nos momentos mais difíceis. VALEU DR. CUTRIM O MARANHAO E GRATO POR TI.


BIOGRAFIA 


Nasceu em 08 de outubro de 1953, filho de Raimundo Fidelis Cutrim e Maria de Nazaré Soares Cutrim. Ingressou na Universidade Federal do Maranhão em 1977, no curso de bacharelado em Direito, tendo concluído a graduação na Universidade Federal do Pará, em 1982. Foi nomeado para o cargo de agente de Polícia Federal, no ano de 1981.

Em 1986, após concurso público, exerceu o cargo de Delegado de Polícia Federal, com formação na Academia Nacional de Polícia em Brasília. Como servidor dos quadros da Policia Federal, exerceu relevantes serviços em vários estados da Federação, tendo presidido inquéritos policiais rumorosos e outras missões especiais, entre eles: Pará, Maranhão, Piauí, Roraima e Rondônia.

Em 1995, foi colocado à disposição da Procuradoria Geral de Justiça, na gestão do então procurador geral dr. Jamil de Miranda Gedeon Neto, onde permaneceu até ser nomeado secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Maranhão, em 1997, permanecendo no Cargo até janeiro de 2006. Reassumiu o cargo de secretário da Segurança Pública do Estado em 17 de abril de 2009, exercendo suas funções até 30 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345