Postado em: 24 de maio de 2023 | Por: Ezequiel Neves

Blog do Fórum Imparcial: Em Raposa moradores clamam por socorro e relatam riscos de saúde pública

 


Além de várias reivindicações de melhorias de infraestrutura já feita pelos moradores do bairro Vila Laci ao poder público municipal de Raposa, neste último domingo 21, voltaram a reunir-se em frente a uma lagoa que existe no bairro e fizeram apelo de socorro, ao se sentirem ameaçados por pequenos moluscos similares ao ''molusco terrestre Achatina fulica'', popularmente conhecido como ''Caramujo Africano'' que já proliferam em grandes quantidades e rastejam para as residências dos moradores do bairro.  Assista o Vídeo:


Moradores também afirmaram que apesar do prefeito Eudes Barros ter ído ao local, em momento que tratava-se sobre o aterro do lagoa ( apesar de não aterrar a lagoa) o mesmo não foi capaz de enviar uma equipe da Secretaria de Saúde para averiguação de tal situação. Os pequenos moluscos só multiplicam a cada dia e já há outros endereços diversos também na cidade de Raposa como a rua são josé no bairro Vila Nova e Bairro do Juçara onde os moluscos foram encontrados e até hoje estão espalhados e se multiplicando. O caso já é suficiente para que a as autoridades públicas e Secretaria de Saúde do município tomem providências urgentes no sentido de evitar que os bichinhos não tomem conta da cidade.

Além dos pequenos moluscos suspeitos, moradores reclamam do mal cheiro, há sérios riscos de leptospirose devido a quantidades de roedores (ratos) que frequentam o ambiente e temem também, pois, o local está servindo para proliferação de diversos mosquitos que por sua espécie possam vir causar sérios risco a saúde dos moradores.

Quanto aos Caramujos Africanos por sua origem, representam riscos para os seres humanos e animais domésticos, como cães e gatos.

Leia sobre a transmissão - (Aquí)

O prefeito de Raposa já era ciente da gravidade existente do local

Depois de várias reclamações houve reivindicação expedida pelos moradores do bairro em 19/01/2023 relatando agravantes que o bairro enfrenta, com aproximadamente 400 assinaturas entregue a prefeitura de Raposa apontando problemas tais como: alagamentos e enchentes que estavam causando prejuízo e risco a população, e no tocante a lagoa onde há sério risco de saúde. O prefeito Eudes Barros juntamente o presidente da Câmara sr Daniel Fernades estiveram no local se comprometendo de resolver o problema dos moradores mas infelizmente não aterraram a lagoa que hoje aponta em direção a problemas graves de saúde pública.

Além deste fator agravante de acordo com outro documento que consta no Ministério Público, os moradores haviam também reivindicado uma tubulação que viesse a passar pela rua da Matriz afim de fazer todo o escoamento das águas das chuvas sanando problemas que atingia outras ruas.

A Ministério Público conforme protocolo: 000047-001/2023 tendo conhecimento do caso notificou a prefeitura de Raposa no dia 09/02/2023 juntamente com a Secretaria de Infraestrutura do município encaminhando representação e solicitando informações sobre providências adotadas sobre o caso pelo prefeito de Raposa Eudes da Silva Barros no prazo de 10 dias.

Quando o prefeito juntamente com o atual presidente da Câmara Daniel Fernandes estiveram no bairro vila laci e colocaram os pés de frente a lagoa onde foi colocado algumas carradas de entulho e lixo, depois deram com os mesmos pés para trás abandonando o local que incomoda os moradores trazendo gravíssimos risco de saúde.

Assita o vídeo:




Fonte: Blog do Fórum Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345