Postado em: 15 de novembro de 2022 | Por: Ezequiel Neves

Prefeito de Raposa acaba com o Colégio Militar Tiradentes XII implantado pelo governo do Maranhão

Comentário do Blog 


"Os pacotes" do Prefeito agora que começou só Lembrando que tem Obras do Governo Estadual que estava em andamento no caso Ruas.. que o mesmo está segurando para não ser executado.."


 Eudes Barros prejudica centenas de estudantes ao encerrar o Convênio selado com a Secretaria de Segurança Pública e retornar a antiga escola Santo Antônio para a competência da prefeitura, motivado por puro revanchismo político contra o governo Carlos Brandão.

Prefeito já mandou tirar brasão da Polícia Militar e nome da escola da fachada...

Prefeito já mandou tirar brasão da Polícia Militar e nome da escola da fachada…

Criado por meio da Lei Municipal 0403/2022 de 03 de Janeiro de 2022 graças ao Termo de Cooperação Técnica nº 001/2021 selado entre a SSP/MA – Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão e prefeitura de Raposa, o Colégio Militar Tiradentes XII foi extinto desde a semana passada do município por determinação do prefeito Eudes Barros, do PL.

O Colégio foi fruto de uma solicitação da então prefeita Talita Laci e do presidente da Câmara Beka Rodrigues – que em outubro de 2019 reuniram com o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (LEMBRE AQUI). A ideia era transformar a unidade Integrada Santo Antônio, no bairro do Itapéua, na escola Militar.

Após todos os pedidos formalizados pela gestão anterior, no dia 20 de agosto de 2021, o então Secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela esteve no Restaurante O Capote para assinar o termo de convênio que garante a implantação da Escola Militar PMMA em Raposa. Na ocasião, participaram do ato o atual prefeito Eudes Barros, a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes e o professor articulador pedagógico da Unidade Regional de Educação de São Luís (URE), Ribamar Portela (LEMBRE AQUI).

Ocorre que após dez meses da escola criada, o prefeito Eudes Barros enviou no início deste mês um novo Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores que, inclusive já foi aprovado pelos vereadores, sancionado pelo gestor e publicada no Diário Oficial, no qual ele acaba com o Colégio Militar Tiradentes XII.

Na prática, o Projeto torna nulo o Convênio selado com o Governo do Estado do Maranhão e com a Polícia Militar e consequente a Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com a nova Lei Municipal nº 417 de 09 de outubro de 2022 o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso, a antiga escola Santo Antônio agora volta ao domínio total da prefeitura e se chamará “Cívico Militar” e não mais Colégio Militar Tiradentes XII.

Na prática, o Governo do Maranhão não terá mais nenhuma influência pedagógica ou logística na Unidade de Ensino o que fatalmente desmitifica o projeto da Secretaria de Segurança Pública em Raposa, uma vez que para uma escola ser Militar a instituição, necessariamente, tem de ser do Estado.

– Revanchismo político 

Sem a parceria com o Estado, os alunos também não poderão mais participar de cerimônia no Comando Geral da PM-MA, com a que ocorreu em agosto desse ano.

Blog do DC apurou que o motivo para o prefeito Eudes acabar com o Colégio Militar Tiradentes XII em Raposa foi meramente político, uma vez que ele é adversário do governador Carlos Brandão (PSB). O gestor prefere manter distância das ações do Governo do Maranhão do município.

– Apropriação de um fardamento

A decisão do prefeito em encerrar a parceria selada com a SSP/MA – Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão e decretar o fim do Colégio Militar Tiradentes XII, afeta diretamente os alunos.

É que além do fim da parte pedagógica e das agendas institucionais mantidas com a SSP-MA, como a cerimônia de Entrega da Boina tradicionalmente feita no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no Calhau em São Luís, os alunos também não poderão mais usar o fardamento padrão – pertencente as escolas veiculadas à Polícia Militar do Maranhão.

A nova vestimenta da agora escola “Cívico”, que volta para a Rede Municipal de Ensino, deverá ser apresentada pela prefeitura no próximo ano letivo.

– Outro lado 

Blog do DC buscou contato com a secretária Municipal de Educação, Verismar Gomes, e com o titular da Comunicação. A primeira não atendeu as inúmeras ligações e tampouco respondeu as mensagem enviadas. O segundo, Udes Filho, informou que amanhã, quarta-feira (15), a gestão municipal enviará de forma técnica uma nota ao Blog.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LEI DE CRIAÇÃO DA COLÉGIO MILITAR 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LEI QUE ACABOU COM O COLÉGIO MILITAR 


LEIA TAMBÉM:

– RAPOSA: Governo Carlos Brandão entrega Boina a 741 alunos do Colégio Militar Tiradentes XII

– RAPOSA: Veja quais foram as 27 obras do governo do Estado em apenas um ano e cinco meses da gestão Eudes Barros

– Pedidos ainda da gestão Talita Laci ao governador Flávio Dino começam ser executados em Raposa


Fonte: Domingos Costa 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345