RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 11 de janeiro de 2022 | Por: Ezequiel Neves

A tragédia no Capitólio e o impacto para o turismo no país

 

Todos nós fomos impactados com as imagens que vimos no último sábado (8), quando um paredão de rochas desabou no  Capitólio, interior de Minas Gerais e matou 10 pessoas ao atingir em cheio uma lança que transportava turistas.

Foi uma grande tragédia que trouxe à tona uma discussão que aqui no Brasil só é feita quando elas acontecem. Essa tragédia poderia ter sido evitada? Essa é a primeira pergunta que todos nós fazemos.

Mas qual é o impacto que uma tragédia dessas pode trazer para o turismo no país?

Por suas  belezas naturais, o turismo ecológico e o turismo tradicional no Brasil atrai famílias que desejam maior contato com a natureza e viajantes em busca de adrenalina e aventura.

Mas quando ocorrem essas grandes tragédias é que vamos conhecer o riscos que os turistas estão correndo. Geralmente, quem busca essas aventuras é atraído pela beleza natural, porém não se cerca de todo o cuidado para que a aventura seja bem segura.

Em geral, as informações de riscos são inexistentes. E quando tem são insuficientes. A fiscalização é inexistente ou precária. O mesmo ocorre com a sinalização nessas áreas. Será que as nossas autoridades vão esperar que ocorram outras tragédias como essa que vimos no Capitólio, em Minas Gerais?

Não é necessário ir tão longe. Basta lembrar os Lençóis Maranhenses ou as cachoeiras de Carolina e Riachão. São locais belissímos, mas que carecem de segurança, informações e fiscalização permanente. Nossos serviços ainda são precários e os cuidados também. Ah, não vale dizer que foi lá em Minas. Pode ocorrer por aqui também.

Infelizmente, a tragédia do Capitólio que custou a vida de 10 pessoas deve servir agora para a regulamentação dos passeios e visitas em muitos desses cartões postais do país. A morte dessas pessoas deve ser o marco para que outras tragédias semelhantes não ocorram lá e nem em nenhum lugar neste país.

Que as nossas autoridades aprendam com essa tragédia…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345