Postado em: 10 de julho de 2021 | Por: Ezequiel Neves

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em quatro cidades do Nordeste


A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em quatro cidades do Nordeste do Brasil atingidas por desastres naturais. 

Registram estiagem os municípios de Malhada, na Bahia; Marcelino Vieira, no Rio Grande do Norte, e Acopiara, no Ceará. Já Deputado Irapuan Pinheiro, também no Ceará, obteve o reconhecimento federal devido à seca.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de resposta ao desastre natural. Neste ano, a região Nordeste já recebeu mais de dois milhões de reais para esse tipo de iniciativa.

O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica de que forma o repasse pode ser utilizado.

“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre.”

O pedido de recursos deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br

Além dos municípios do Nordeste, a Defesa Civil Nacional também reconheceu situação de emergência em cidades do Amazonas, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.

Para saber mais sobre as ações de Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.