Postado em: 3 de junho de 2021 | Por: Ezequiel Neves

Polícia Federal desmantela esquema de transporte de drogas a partir de Rondônia para outros Estados



A Polícia Federal iniciou, nessa quarta-feira (2/6), a Operação Paralelo, visando desarticular esquema criminoso de envio de carregamento de drogas de Rondônia para os Estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Mais de 100 policiais federais e oito policiais militares do 10º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Rondônia cumpriram 47 mandados judiciais, sendo 21 de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho (RO).

Houve, ainda, ordem judicial de bloqueio de valores nas contas bancárias de cada investigado e restrição de patrimônio de 67 veículos, incluindo carros de luxo. Os mandados judiciais foram cumpridos em três Estados da Federação, sendo Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais. As investigações foram iniciadas em novembro de 2020, com a finalidade de identificar a participação dos integrantes da Organização Criminosa (Orcim), sediada em Porto Velho e interior de Rondônia, com cadeia de comando devidamente dividida e estruturada, voltada a prática do tráfico interestadual de drogas.

Durante as investigações, constatou-se que os integrantes do grupo criminoso atuavam estocando e transportando cloridrato de cocaína escondido em caminhões e o remetia ao Sudeste do país. Diante dos fatos apurados, foi possível frustrar três remessas consideráveis de cloridrato de cocaína da organização, totalizando cerca de uma tonelada de substâncias ilícitas apreendidas em flagrantes realizados nas cidades de Sapezal (MT), Primavera de Rondônia (RO) e Jataí (GO).

Os presos, após serem ouvidos pela Polícia Federal, serão encaminhados para o sistema prisional, onde responderão pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico, bem como lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

* O nome da operação é uma expressão usada pela própria organização criminosa quando diziam que agiam em um mundo paralelo e que não seriam pegos.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345