Governo capacitará os 217 municípios sobre atualização cadastral e mudanças no Bolsa Família

3:16:00 PM

 

Preocupado com a instrução normativa do Ministério da Cidadania publicada no último dia 10, que trata sobre a retomada de ações de gestão de benefícios sociais do Governo Federal em nível municipal, e alterações cadastrais de beneficiários, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), iniciará um ciclo de capacitações para os gestores dos 217 municípios sobre atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e mudanças de pagamento do Programa Bolsa Família.
Para o secretário da Sedes e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), Márcio Honaiser, as capacitações têm o objetivo de assegurar o direito do auxílio das famílias beneficiárias, orientando as equipes do CadÚnico sobre os procedimentos de atualização de cadastro no período de pandemia e transição de gestores em alguns municípios.

“Estamos trabalhando para que a retomada da atualização cadastral e a nova forma de pagamento do Programa Bolsa Família não prejudiquem os beneficiários que não possuem acesso à internet ou à tecnologia necessária. Como presidente do Fonseas, estamos discutindo o tema nacionalmente, com outros secretários, para evitar a suspensão de benefícios e possíveis prejuízos no pagamento de programas socioassistenciais às famílias em situação de vulnerabilidade social do Maranhão”, enfatizou o secretário.

O ciclo de capacitação iniciará nesta segunda-feira (21), para instruir os gestores sobre a nova modalidade de pagamento do Programa Bolsa Família, apresentando as novas diretrizes e ferramentas da poupança digital aos trabalhadores do Cadastro Único (CadÚnico).

A segunda etapa da capacitação acontecerá no dia 29 de dezembro e terá a participação da Caixa Econômica Federal, onde será discutida a preparação das agências municipais de pagamento dos recursos para o atendimento da população.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.