Postado em: 12 de dezembro de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Entenda por que comprar uma Bíblia Sagrada e ler diariamente

 




A leitura da Palavra de Deus é algo necessário no nosso dia a dia, seja em um culto religioso, seja em uma reunião com os colegas ou mesmo sozinho em casa. Ainda que seja possível baixar aplicativos em seu smartphone para essa função, é importante ter, pelo menos, um exemplar físico em casa.

Por esse motivo, comprar a Bíblia Sagrada é tão importante. Além de conhecer mais a história dos fiéis mais antigos, a leitura das escrituras permite entender melhor quais são os propósitos de Deus em nossa vida.

Por essa razão, neste post, vamos apresentar a importância de comprar Bíblia Sagrada e fazer a leitura diária desses livros. Para entender mais sobre este assunto, é só acompanhar!

Por que comprar Bíblia Sagrada?

Você deve estar se perguntando sobre a necessidade de ter um exemplar físico da Bíblia em sua casa, visto que é possível acessar, de qualquer lugar que você estiver, o aplicativo pelo celular.

De certa forma, esse raciocínio está certo. A tecnologia permite várias facilidades no nosso cotidiano e poder ler a Bíblia a qualquer momento é uma delas. No entanto, o seu smartphone também é usado diversas vezes ao dia para várias outras funções.

Desse modo, ao abrir a Palavra de Deus em seu dispositivo, o seu cérebro entenderá apenas como mais uma informação a que você tem acesso a todo instante. Certamente, não armazenará isso como algo importante.

Em contrapartida, ao ter contato com um livro físico, nosso inconsciente entende melhor o que está sendo lido, assim como se torna mais fácil para se recordar do que foi absorvido. Tudo isso porque o formato utilizado e a sensação de passar as páginas despertam a nossa memória e atenção, fazendo com que fiquemos mais focados nessa atividade.

Sendo assim, aquilo que foi lido, certamente, fará morada em seu coração. Com isso, será muito mais fácil colocar em prática todo o aprendizado recebido com a leitura dos livros, do Antigo ou do Novo Testamento.

Como a leitura diária da Bíblia ajuda a manter a fé?

Agora que você já entende os motivos de ter um livro físico para acompanhar diariamente, é possível que haja dúvidas ainda sobre como a leitura da Bíblia realmente ajuda a manter a fé, não é mesmo? Provavelmente, você já deve ter ouvido isso inúmeras vezes, mas é verdade quando dizem que ler a Palavra realmente faz com que você viva melhor a sua santidade.

A seguir, entenda alguns dos benefícios que a Bíblia proporciona a quem cultiva o hábito de sua leitura!

Aproxima de Deus

Existem inúmeras maneiras de Deus se aproximar de nós e de se comunicar. Contudo, a mais usada por Ele para se manifestar é por meio da Bíblia. Por exemplo, a partir da leitura, entendemos que é por Seu amor que, apesar de sermos pecadores, Ele não desiste de estar ao nosso lado e ainda demonstra paciência e fidelidade.

Lendo os testemunhos de vida de profetas, apóstolos e discípulos, é possível entender a vontade de Deus para a nossa vida e, com isso, ganhar força e incentivo para se aproximar verdadeiramente Dele.

Além disso, quanto mais você lê a biografia de uma pessoa, mais você entende sobre ela, não é mesmo? Com Deus não é diferente. Quanto mais assídua é a sua leitura da Bíblia, mais você conhece o Criador.

Ensina aquilo que você precisa

Já ouviu dizer que a Bíblia é como um manual de vida do cristão? Então, essa ideia não está errada. Em cada um de seus livros, é possível tirar um ensinamento válido para a sua vida e agir de acordo com a sua fé.

Esses escritos ensinam a verdade que você precisa aprender para tomar suas decisões com base naquilo em que você acredita. Além disso, os atos contados sobre os seguidores de Deus são ótimos para inspirar o seu comportamento e fazer com que você siga os passos de Jesus, assim como eles seguiram.

Além do mais, na Bíblia, você encontra os mandamentos e as suas razões para existirem, aprende o que a sabedoria faz na vida de um fiel, assiste às consequências de atitudes erradas. Também entende as vantagens de seguir a vontade de Deus, entre outros ensinamentos.

Mostra como agir em diversas situações

As histórias lidas dos reis, profetas, discípulos e, até mesmo, de Jesus servem para indicar o comportamento ideal de um cristão e estimular você a agir dessa mesma forma. Assim, quando estiver em dúvida de que decisão tomar, como reagir a uma situação, o que dizer para alguém, você sabe onde procurar as respostas.

As escrituras mostram as atitudes mais indicadas para que uma pessoa tenha uma boa espiritualidade, apresentando os bons ou os maus exemplos. De acordo com a frequência com que você lê a Bíblia, juntamente à oração, é possível acertar nas suas escolhas, evitar problemas e manter a paz de espírito.

Fortalece o seu espírito

O que você faz quando está sem esperanças, desanimado, em estado de sofrimento e acha que Deus não está ouvindo as suas orações? Chutar o balde não é uma boa opção. Entretanto, parar por uns instantes e abrir a Bíblia é uma decisão bastante sábia.

Se o seu problema é achar que Deus não está falando com você, ao ler os livros bíblicos, que são justamente a Sua palavra, logo será possível fortalecer o seu espírito e observar os direcionamentos que Ele oferece.

Por isso, sempre veja a Bíblia como uma carta de amor que Deus deixou ao seu povo. Assim, a partir de agora, quando estiver abatido, você sabe exatamente onde procurar consolo e acalmar o seu coração.

Como ler a Bíblia?

Muitas pessoas leem a Bíblia de maneira linear, assim como nos livros normais, começando do Gênesis até o Apocalipse. No entanto, na maioria das vezes, isso faz com que a leitura seja cansativa e pouco compreensiva.

Por esse motivo, se você ainda não tem o hábito da leitura da Palavra, o ideal é começar pelo Novo Testamento. Leia primeiro os Evangelhos, que você já deve conhecer, ainda que superficialmente. Depois disso, parta para as cartas paulinas e as dos demais apóstolos.

Em seguida, vale a pena adentrar o Antigo Testamento com a leitura dos Salmos, Provérbios, Cânticos, livros dos profetas e, somente então, o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e o Apocalipse. Dessa maneira, você consegue absorver da melhor forma as mensagens.

Quanto ao ritmo de leitura, isso depende do seu tempo disponível e do seu objetivo. No geral, se você ler cerca de quatro capítulos por dia, é possível concluir toda a Bíblia em um ano. Entretanto, não precisa ter pressa, caso você ache que são muitos textos diariamente.

O importante mesmo é criar o costume de ler, ao menos, um versículo por dia. Seja antes de dormir, seja ao acordar, em algum horário vago do seu dia etc. Além disso, lembre-se de procurar um lugar calmo para que você possa apreciar verdadeiramente a leitura. Como Jesus mesmo instruiu, “entre no seu quarto e feche a porta para, assim, falar com Deus de coração” (Mateus 6: 6).

Como visto, comprar a Bíblia Sagrada é muito importante para desenvolver a sua espiritualidade e estar mais próximo de Deus. Desse modo, não perca tempo e vá agora mesmo em busca da versão mais adequada para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345