SÃO LUÍS ELEIÇÕES 2020: RUBENS JÚNIOR FALA A AGÊNCIA BALUARTE

10:48:00 PM

Pré-candidato a Prefeito de São Luís, Júnior destacou aspectos do projeto  que congrega, atualmente, grande parte do segmento político progressista da capital
Um dos nomes proeminentes do PCdoB no Maranhão, ele  dá inicio neste primeiro semestre a uma série de encontros  intitulada Diálogos por São Luís

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

A carreira política começou aos 22 anos, mas foi na Universidade Federal do Maranhão-UFMA, que o então estudante de direito Rubens Júnior despertava para a importância da política como ferramenta essencial ao desenvolvimento humano. Essa perspectiva foi uma contribuição do então professor de Direito, Flávio Dino.

''Foi o Flávio (Dino)   quem me disse que  a política era o  espaço de debate público onde  mais pessoas poderiam  ser alcançadas com decisões que beneficiassem o bem-comum, a coletividade’’, lembra Júnior.
Resultado de imagem para rubens  jr deputado maranhao
REFERÊNCIA O pré-candidato a Prefeito de São Luís, Rubens Júnior: ''Foi o Flávio quem me disse que  a política era o  espaço de debate público onde  mais pessoas poderiam  ser alcançadas com decisões que beneficiassem o bem-comum, a coletividade’’.
As carreiras, histórias e biografias de Júnior e Flávio se encontram num momento crucial da história do Maranhão. Em 2006, ano de estreia de Rubens Júnior no Parlamento maranhense, o estado travava uma intensa batalha contra a oligarquia comandada por Roseana Sarney. O debate se aguça a ponto de reunir as forças oposicionistas que levam Dino ao Governo em 2014. Entre esses anos, vários pontos de intersecção são percebidos na relação de confiança entre o agora pré-candidato a Prefeito de São Luís e o chefe do Executivo: coerência, engajamento e uma agenda propositiva pautada na contemplação dos mais pobres.

E é ele Júnior quem vaticina nos dias atuais a condução conceitual do seu projeto político em São Luís. ''Não resta a menor dúvida: o exemplo que sigo ao longo da minha trajetória política, é o modelo de justiça social implantado no país pelo ex-presidente Lula e a forma de fazer política de Flávio (Dino) que busca a igualdade entre as classes e o constante diálogo democrático  junto às muitas correntes e forças partidárias’’, destaca.

Momentos decisivos, trajetória de coerência- No quarto mandato parlamentar, Rubens Júnior é ainda, perceptivelmente, um jovem amistoso que do alto dos seus 35 anos carrega, contudo, uma larga experiência política, humanística embasada em anos de atuação e trabalho.

''Sou formado em Direito e no Direito sou um eterno estudante, tenho mestrado e sonho, um dia,  ser professor’’, afirma.

Reeleito deputado estadual em 2010  já pelo PCdoB, Rubens Júnior foi líder da oposição na Assembleia. Ele recorda do momento como um dos mais marcantes de sua vida parlamentar. ''Ali, nossa atuação foi marcante, foi importante ao processo que contribuiu para a derrocada do grupo dominante. Inauguramos  um novo momento na história de nosso estado'', lembra.
Resultado de imagem para rubens  jr deputado maranhao
Um contundente discurso contra o impeachment da presidenta   Dilma Rousseff, votando contra o processo.
A agenda da esquerda no Brasil também viu em Rubens Júnior um aliado. Em seu primeiro mandato como deputado federal, Júnior erigiu um contundente discurso contra o impeachment da presidenta   Dilma Rousseff, votando contra o processo. Votou também contra as reformas Trabalhista e da Previdência e  contra a PEC do Teto dos Gastos. Destemido, volta ao debate em 2017 votando a favor do processo de abertura de investigação contra o presidente Michel Temer.

''Peguei a pior Câmara, possível, na gestão do Eduardo Cunha, mas não fugi ao debate. Fui da base do Jackson(Lago) aqui no estado e essa e outras vivências me permitem transitar com segurança e liberdade pelo debate político em todas as esferas. Minha trajetória, vejo, vem marcada por  uma  atuação firme contra os desmandos’’, assinala.

Titular da Secid, presença no Executivo- E é justamente essa flexibilidade em se posicionar em diferentes campos que leva Rubens Júnior no segundo mandato de Flávio Dino assumir a titularidade da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Governo. ‘’O governador entendeu que eu daria uma contribuição no Executivo e eu aceitei de bom grado o comando da Secid, visando, unicamente, cumprir as metas estabelecidas pela pasta e fortalecer os programas da secretaria, com o objetivo claro de avançar nas políticas públicas para a área de cidades’’, frisa Júnior.

Deu certo. O Programa de Regularização Fundiária foi ampliado na gestão de Rubens Júnior; a desburocratização, uma das marcas da pasta na atual gestão, ao lado das  cooperações mútuas e as muitas  parcerias até aqui realizadas, forneceram escopo necessário à implantação de projetos que beneficiam, hoje, milhares de ludovicenses em São Luís.
Resultado de imagem para rubens pereira jrMILHARES DE LUDOVICENSES EM SÃO LUÍS O Programa de Regularização Fundiária foi ampliado na gestão de Rubens Júnior; a desburocratização, uma das marcas da secretaria na atual gestão, ao lado das  cooperações mútuas e as muitas  parcerias até aqui realizadas, forneceram escopo necessário à implantação de projetos que...

Programas como Pac Rio Anil, que passam alcançar, diretamente, com infraestrutura, segurança, saúde  e educação bairros como Alemanha, Monte Castelo, Fé em Deus, Liberdade, Camboa e comunidades circunvizinhas , assim bem, como o Nosso Canto que devolveu ao centro histórico, cidadania e inclusão contribuem para a  nova paisagem da capital do estado nos dias atuais.

''Os moradores do Centro Histórico e o próprio Centro Histórico tem essa característica do pertencimento como identidade. O que o governo Flávio Dino, através da Secid, está realizando são ações de fortalecimento, recuperação e preservação dessa área turística, histórica, estratégica, fomentando sua importância em muitas frentes’’, explica Rubens Júnior.

Uma agenda para São Luís- Para o pré-candidato a Prefeito de São Luís, a configuração social que pauta o secretário acabou  por criar uma agenda social para a cidade nunca antes pensada , com previsão para iniciar-se  a partir de fevereiro. São os Diálogos por São Luís.

Animado com a possibilidade de levar uma mensagem de governabilidade para a capital maranhense, os eixos centrais da pré-candidatura de Rubens Júnior são pioneiros e desafiadores. Ele quer dá atenção ao ludovicense a partir da infância. ‘’Crianças entre 0 e 6 anos, suas famílias, seu circulo de convivência, e tudo aquilo que as envolve. Iremos pensar e refletir através de conceitos modernos e propostas arrojadas a nossa população em suas diversas fases’’, apregoa.

Combater a pobreza e estimular o microempresário são também metas do projeto político que encontra no desenvolvimento urbano sustentável de São Luís suas diretrizes e bases. Rubens Júnior também vê na Cultura uma forma de conferir a centenas de produtores culturais e artistas o despertar de suas potencialidades para além de seus bairros.
O fato é que Rubens Júnior não se faz de rogado quando o assunto é agregar, construir pontes e novos itinerários. 
''Hoje em São Luís, cada bairro, cada comunidade tem seu artista e iremos  através do Diálogos por São Luis-Cultura alargar o mapeamento da produção cultural ludovicense para a cultura urbana, erudita e literária de nossos artistas, engrossando o rico caldeirão cultural popular com as diferentes formas de manifestações  da arte produzida em nossa capital’’, destaca Júnior.

O fato é que Rubens Júnior não se faz de rogado quando o assunto é agregar, construir pontes e novos itinerários dando prosseguimento ao legado de suas principais referencias, dentre as quais o seu próprio pai, ex-deputado Rubens Pereira, e o governador do estado, Flávio Dino, a quem Júnior conclama, agradece e invoca no seu estilo próprio de espontaneidade.

''Admiro muito esse cara: trabalha incansavelmente pra garantir mais justiça social no nosso estado. Minha inspiração pra 2020!’’, diz  Júnior em deferência a Dino.

Avante!

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2020/01/maranhao-eleicoes-2020-rubens-junior.html?m=1

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.