Postado em: 1 de novembro de 2019 | Por: Ezequiel Neves

Em contraponto à Cúpula dos BRICS, movimentos vão realizar BRICS dos Povos


Movimentos populares, sindicatos e partidos políticos vão realizar em Brasília, nos dias 11 e 12 de novembro, dois dias antes da “Cúpula dos BRICS”, o seminário BRICS dos Povos. O objetivo é reunir representantes dessas organizações, além de pesquisadores dos cinco países para debater temas comuns relacionados com o atual contexto internacional.
Entre os temas que serão colocados em pauta estão imperialismo, crise econômica e políticasolidariedade internacional e integração dos povos. A expectativa é que o evento reúna 300 pessoas. Entre os confirmados estão representantes do movimento “NUMSA” (África do Sul), Safai Karmachari Andolan (Índia) e da Academia de Ciência Russa.
As lideranças dos movimentos populares alertam para o teor superficial do encontro dos presidentes.
“Tememos que as pautas sejam apenas meros acordos comerciais e de articulação financeira de projetos a serem financiados pelo Banco dos BRICS. Queremos aproveitar o contexto desta presença para colocar na pauta outros temas que interessam aos povos, às forças populares e extrapolam os temas governamentais”, destaca João Pedro Stédile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Um dos eixos do seminário é debater também o avanço das forças conservadoras que têm acumulado vitórias no contexto internacional. Com destaque para os países que compõem os BRICS como África do Sul, Brasil e Índia que no último período elegeu presidentes ultraconservadores.
Nalu Faria, da direção nacional da Marcha Mundial das Mulheres, aponta que, diante dos reveses que a classe trabalhadora tem sofrido o momento é de buscar a unidade internacional. “Esse momento é muito crucial e a nossa organização, a nossa capacidade de construir unidade, de construir força coletiva, não só em cada país, mas de forma mundial. Queremos construir uma luta de perspectiva anticapitalista”, afirmou.

Programação


11/11/2019 – segunda-feira
Mesa 1: Imperialismo, geopolítica internacional, o papel dos BRICS e dos povos
Mesa 2: Crise econômica, social e ambiental e as alternativas populares de desenvolvimento
12/11/2019 – terça-feira
Mesa 3: Crise Política Internacional e a luta popular
Mesa 4: Desafios do internacionalismo, da solidariedade e da integração dos povos
Serviço:

Seminário BRICS dos Povos
11 e 12 de novembro de 2019
Brasília – DF

Mais informações: Marina Selerges (11) 95028-6789

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345