RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 4 de julho de 2019 | Por: Ezequiel Neves

EDUCAÇÃO | Fórum de Santa Inês colabora com programa de vivência profissional para estudantes


O Fórum de Justiça da Comarca de Santa Inês está colaborando com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IEMA, na realização do programa de vivência profissional “Pra Saber Mais +”. No fórum, cuja parceria acontece até sexta-feira (5), 14 alunos do 2º ano do ensino médio técnico (curso de Serviços Jurídicos) do IEMA, estão distribuídos entre as varas, juizado e secretarias, vivenciando e observando os trabalhos dos servidores desde a terça-feira (2). Nesse período, eles têm a oportunidade de acompanhar e entender sobre o funcionamento do Judiciário local.
O objetivo geral do programa de vivência profissional é promover a integração dos alunos com desafios do mundo do trabalho, impulsionando novas práticas relacionadas ao curso, de forma que os alunos desenvolvam competências e habilidades profissionais e assim possam ressignificar seus conhecimentos. Outro objetivo do programa é oferecer oportunidades de práticas profissionais como um ato de extensão do aprendizado da sala de aula.
O programa “Pra Saber Mais+” foi instituído pela Resolução 48/2017, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, visando a proporcionar aos alunos momentos de contato direto com empresas e profissionais que atuam nas áreas dos cursos técnicos para vivenciar experiências no trabalho, bem como incentivar a correlação teoria e prática. Os requisitos necessários para participação no Programa ‘Pra Saber +’, bem como sua metodologia, são estabelecidos em Edital específico, sendo a coordenação e organização de responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino.
VISITA - Nesse viés de aproximar o Judiciário da comunidade, o Fórum de Santa Inês recebeu recentemente uma visita técnica dos alunos do curso técnico de logística, turma 2017, do Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Campus Santa Inês. Eles foram recebidos por servidores da Diretoria do Fórum, que os encaminharam para o Salão do Tribunal do Júri. O juiz Alexandre Mesquita, titular da 3a Vara e diretor do fórum, deu as boas vindas e falou um pouco sobre o Poder Judiciário e das funções dos juízes e desembargadores, que têm a função primordial de “criar a paz social”.
Durante a visita, os alunos fizeram alguns questionamentos e, em seguida, assistiram um vídeo institucional sobre a história do Tribunal de Justiça do Maranhão. Após o vídeo, o magistrado levou para conhecer os alunos às dependências do Fórum, apresentando as disposições das varas e, principalmente, o funcionamento da 3ª Vara, a qual ele pertence, mostrando a secretaria, o gabinete a assessoria, sala de audiência e os respectivos servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345