Postado em: 16 de maio de 2019 | Por: Ezequiel Neves

Assembleia Legislativa sedia Mostra de Capoeira com presença de estudantes


Na manhã desta quinta-feira (16), o hall de entrada da Assembleia Legislativa do Maranhão transformou-se em um palco artístico/cultural para receber a Mostra de Capoeira, que contou com uma apresentação do grupo Arte Bando.
Os alunos da terceira e quarta séries da Creche-Escola Sementinha juntaram-se ao grupo para assistir às apresentações, que marcaram o lançamento do projeto "Berimbau Brasil", desenvolvido nas escolas municipais de São Luís. O evento contou ainda com a presença de alunos da UEB Monsenhor Frederico Chaves. “É mais um momento importante para os alunos da escola Sementinha conhecerem um pouco mais sobre essa expressão cultural. A capoeira é completa Não é só movimento, mas é cultura também”, frisou a diretora da Creche Sementinha, Ilza Lima.
É a terceira vez que o professor Waltencir de Almeida (conhecido como mestre Sucuri) realiza a exposição na Assembleia Legislativa. Na mostra, estão expostos documentários, gravuras dos artistas Caribé  e Rugendas e quadros de Simone Maranhão, todos sobre o tema "Capoeira".
“A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. É uma arte de educar. Nós temos uma linha de raciocínio que difere das outras modalidades, pois tem a música, a ginga, a percussão e muita agilidade”, disse o mestre Waltencir de Almeida, que é coordenador e professor do curso de extensão de Capoeira de uma faculdade em São Luís.
Ele também desenvolve um trabalho com crianças da educação infantil na UEB Monsenhor Frederico Chaves, ensinando a arte da capoeira e da percussão. Parte desse grupo assistiu às apresentações no hall de entrada da Assembleia.
Fátima de Maria Chaves Sabóia, coordenadora pedagógica da UEB Monsenhor Frederico Chaves, lembrou que o projeto "Berimbau Brasil" é recente e abrange todos os alunos da educação infantil da escola. “As aulas proporcionam não apenas o exercício da capoeira, mas uma verdadeira aula de história, meio ambiente e estímulo à oralidade”, afirmou.
O deputado Wellington do Curso (PSDB) prestigiou o evento e entrou na brincadeira. “Estou ofegante, porque não basta simplesmente olhar, temos que participar. Eu lembrei da minha infância brincando e jogando capoeira com essas crianças maravilhosas. Isso revigora a alma, revigora o mandato e as atividades. Hoje, eu ganhei o meu dia. Muito obrigado à Assembleia Legislativa por proporcionar esse momento”, disse Wellington do Curso.
A mostra “Capoeira” fica em exposição no hall de entrada da Assembleia Legislativa até o dia 22 de maio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345