RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 25 de maio de 2017 | Por: Ezequiel Neves

Governo vai realizar a 1ª Feira do Couro Artesanato de Ribeirãozinho

A cidade de Governador Edison Lobão (Ribeirãozinho), há 35 km de Imperatriz, na região Tocantina, sediará, de 25 a 27 de maio, a ‘1ª Feira do Couro e Artesanato de Ribeirãozinho’. O evento, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e que tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Governador Edison Lobão e o Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles (Sindicouro), faz parte da série de ações desenvolvidas pelo Estado para o fomento da Cadeia Produtiva do Couro e tem como objetivo, apresentar à população da região, os principais produtos fabricados na cidade, considerada um dos maiores polos coureiros do Norte/Nordeste e incentivar o empreendedorismo local.

Durante os três dias da feira serão expostos e comercializados os principais produtos em couro e artesanato fabricados no município, como botas, bolsas, cintos, selas, carteiras, sandálias. Também será uma oportunidade de negócios para novos empreendedores do Setor, que poderão ter acesso às linhas de créditos bancários e facilidades para aquisição de máquinas especiais para confecção de produtos em couro, por meio do atendimento prestado nos estandes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Basa, durante a feira.
O Maranhão possui o 2º maior rebanho do Nordeste e é 11º lugar no ranking brasileiro de rebanho bovino, com 7,6 milhões de cabeças. Paralelo a isso, é o 13º maior exportador de couro do país e possui a 4ª maior produção nacional da matéria prima. Condições favoráveis como estas, colaboram para que a Cadeia do Couro se desenvolva cada vez mais, proporcionando uma excelente oportunidade de negócios para investidores, com geração de emprego e renda.
“Será um momento de expor os trabalhos que estamos construindo no entorno da cadeia do couro na região. Além de cursos de qualificação profissional, estamos contribuindo para a geração de oportunidades de negócios, e na geração de emprego e renda”, pontuou o Secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo.
Além das ações da Seinc no âmbito da cadeia do couro, a cidade está recebendo serviços de recapeamento asfáltico que estão sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), além da implantação do primeiro Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), voltado para a cadeia produtiva, iniciativa da Seinc e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que também vai ministrar várias palestras no decorrer do evento.
Durante a feira, alunos dos cursos promovidos pela Unidade Móvel Couro e Calçados – parceria entre Seinc e Serviço Nacional de Apoio e Aprendizagem (Senai) – serão certificados. Os egressos dos cursos esperam encontrar no evento uma boa chance para empreender. “É uma nova oportunidade. Quero abrir meu próprio negócio e conseguir dinheiro, sendo patroa”, anima-se a dona de casa e aluna curso de confeccionador de artefatos em couro e sintético, Maria das Dores. Elan Dias, aluno do mesmo curso, reconhece a importância do fortalecimento da cadeia do couro no município. “Nunca tivemos uma oportunidade de conhecer, trabalhar e aperfeiçoar o nosso trabalho. Temos aqui uma demanda muito grande para esse tipo de qualificação”.
Palestras com os temas “Liderança e Motivação”, “Educação Profissional” e “Boas Práticas de Governança Corporativa” serão ministradas por especialistas da área. Também haverá a oficina: “Cooperativismo com Foco na Cadeia do Couro”, sobre a importância das cooperativas para o desenvolvimento do Setor. Durante todos os dias, serviços de Saúde também serão oferecidos.
À noite, as atrações culturais encerram a programação. Dia 25, às 21h se apresentam o Boi Estrela da Manhã e a Quadrilha Junina Flor do Serão. Às 21h30 tem show Gospel. Dia 26, às 19h, acontece o concurso para a escolha da Rainha, da Princesa e da Musa do Couro. Às 23h, show do cantor Juliano Reis e dia 27, às 21h, é a vez da Banda Comitiva do Forró subir ao palco. As apresentações acontecem na Praça Osório Filho e são gratuitas. (Segue a programação completa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345