RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 18 de junho de 2021 | Por: Ezequiel Neves

Flávio Dino culpa Bolsonaro por atraso na entrega de vacinas

 


O governador do Maranhão Flávio Dino disse em entrevista coletiva virtual nesta sexta-feira (18) que não vê razão para polêmicas com a Prefeitura de São Luís por conta da vacinação na capital e descartou qualquer tipo de privilégio a município A ou B quanto ao recebimento de novas doses.

A Prefeitura de São Luís alega uma diferença entre o que o governo diz que entregou e a quantidade de doses recebidas. A SES diz ter repassado 771.416 doses para a capital, mas o município diz ter recebido 662.605 doses.

DIno garantiu que as doses são distribuídas conforme decidido pela Comissão Intergestores Bipartites (CIB) e que todos os dados estão disponíveis na Secretaria de Estado da Saúde (SES) ao gestores não apenas de São Luís, mas a todos os gestores dos 217 municípios maranhenses. “Não existe polêmica quanto a isso, basta a Secretaria de Saúde de São Luís ou de qualquer município procurar a Secretaria de Saúde que eles terão os dados e poderão esclarecer qualquer tipo de dúvida”, disse.

O governador disse que a Prefeitura precisa fazer um planejamento pautado na entrega de novas vacinas e culpou o presidente da República pelo atraso na distribuição de novas doses em todo o país. “O que existe é atraso no repasse de vacinas pelo governo Federal porque o presidente Jair Bolsonaro demorou na aquisição das doses e isso é no Brasil inteiro e não apenas em Sào Luís”, afirmou.

Flávio Dino apontou tendência de queda na ocupação dos leitos hospitalares, mas reforçou que ainda não é hora de relaxar nenhuma medida sanitária. Ele reforçou o pedido para que as pessoas busquem os locais de vacinação receberem a primeira ou segunda dose.

O governador reafirmou a criação do programa Dose Premiada que vai sortear prêmios de R$ 1 mil a R$ 10 mil para as pessoas que tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Dino mostrou preocupação com a queda no número de municípios com acima de 90% de cobertura na vacinação. Na semana passada eram 166 municípios, mas nesta o número caiu para 107 municípios e prometeu buscar ajuda mais uma vez do presidente da Famem, Erlânio Xavier que tem sido parceiro junto aos prefeitos de todo o Maranhão.

O governador anunciou a realização de mutirão de vacinação através dos Arraiais de Vacinação. Ele citou o Arraial na Ilha de Sào Luís (Pätio Norte e Cidade Olímpica), além de Timon, Morros, Alcântara, Açailândia e Santa Inês. Hoje estào sendo realizados em Balsas e Tutóia e garantiu que Imperatriz será neste sábado (29), Pinheiro (20) e Caxias (21). Também anunciou São João dos Patos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345