Postado em: 18 de abril de 2021 | Por: Ezequiel Neves

Em obras, prédio do Centro Histórico da capital terá Restaurante Popular e IEMA Gastronomia

 

Futura sede do IEMA Gastronomia e Restaurante Popular 



“Não tenho dúvidas que ficará incrível”. Essa é a expectativa do secretário de Educação (Seduc), Felipe Camarão, sobre a primeira unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), dedicada aos estudos da Gastronomia.

A unidade está sendo instalada em uma edificação histórica na região central de São Luís e vai contar com uma novidade saborosa: a abertura de mais um Restaurante Popular para a rede de Segurança Alimentar gerida pelo Governo do Maranhão, que já conta com 55 unidades.

“Vem aí o IEMA Gastronomia! A obra no prédio do antigo INSS, no Centro Histórico, segue em ritmo acelerado […] A parte de baixo do prédio será um Restaurante Popular”, informou Felipe Camarão em postagem nas redes sociais.

A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte das ações do programa Nosso Centro. O antigo INSS citado por Camarão é uma edificação erguida em meados do século 20, localizada na esquina entre a Rua dos Afogados e a Rua do Egito (ao lado do Cine Teatro da Cidade), também conhecida como Edifício Bequimão.   

Restaurante Escola

De acordo com o IEMA, a concepção dessa nova unidade da instituição é semelhante à unidade do Senac [Serviço Nacional do Comércio] no Centro Histórico, que funciona como restaurante escola. Ou seja, no IEMA Gastronomia os alunos terão aulas práticas, e por meio das dinâmicas pedagógicas, serão produzidas as refeições a serem ofertadas no Restaurante Popular, que funcionará no térreo. 

Serão disponibilizados cursos variados voltados para a área de gastronomia, como cozinheiro, garçom e de comidas típicas maranhenses, divididos nos seguintes módulos: Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e cursos técnicos.

Inicialmente serão abertas três turmas, sendo dois cursos FICs e um curso técnico. O critério de seleção de estudantes será a ordem de realização da inscrição, o mesmo utilizado nos outros editais do IEMA, mas ainda não foi definida a quantidade de vagas que será aberta.

“Em breve, o Governo do Estado vai inaugurar mais um IEMA, dessa vez, o IEMA Gastronomia. Uma escola 100% voltada para a qualificação profissional gastronômica. Mais uma ação do Governo Flávio Dino que visa capacitação e geração de emprego e renda”, ressaltou o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello.   

Nosso Centro

O IEMA Gastronomia é uma parceria entre o IEMA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que administra a rede de restaurantes populares do Maranhão – e vai aparelhar a estrutura do equipamento ao término da obra. A ideia é garantir o mesmo padrão de qualidade existentes nos restaurantes em atividade, que oferecem comida balanceada, saborosa e a baixo custo. 

Mas, por ora, o espaço está recebendo apenas as ações de restauração predial desenvolvidas pela Segov, no âmbito do programa Nosso Centro. A proposta do Nosso Centro é tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando a historicidade e cultura, ao mesmo tempo em que promove a utilização social e econômica da região central da cidade. 

No local os trabalhos não param. Atendendo aos protocolos sanitários contra o novo coronavírus, a obra segue em pleno andamento e a previsão é que a reforma seja entregue em agosto de 2021.  

Composto de três pavimentos, o prédio está sendo revitalizado com base em uma tendência na arquitetura conhecida como Retrofit. É um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais moderno, seguro e confortável para os usuários. 

O prédio está ganhando reforço estrutural e os serviços incluem instalação de plataforma elevatória vertical, recuperação dos revestimentos da fachada, construções de vedações, esquadrias, escadas e divisórias, modernização das instalações prediais (elétrica, iluminação, hidráulica, sanitária, lógica, telefonia, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de prevenção e combate a incêndio, drenagem, climatização, entre outras), além da implantação de elevadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.