Ezequiel

12:33:00 AM


Existem nomes que nos passam ao lado por toda uma vida, mas que a dado momento, sendo notado em certo contexto fora do quotidiano, se tornam distintos à sua maneira. O nome que hoje vos abordo, Ezequiel, foi um desses casos, e confesso que tendo-o ouvido recentemente, fez-me simpatizar muito com ele!

Ezequiel é a versão portuguesa e espanhola de Ezekiel, que deriva do hebraico יְחֶזְקֵאל (Yechezqel) que significa Deus fortalece, através dos elementos hózqáh que significa força El que quer dizer Deus. Um significado que inspira esperança e proteção, ótimo para quem tem os significados dos nomes muito em conta!

Tal como Ezequiela, este nome consta como aceite na lista do IRN, porém os seus registos não são extraordinários. Em 2015 obteve apenas 5 registos e de 1920 a 1980 a sua média foi de aproximadamente 27 registos por ano. No Brasil, mais concretamente no estado de São Paulo foram registados também em 2015, 379 meninos com este nome, o que demonstra um diferencial enorme entre Portugal e Brasil. Lá, a sua frequência é de mais de 64 mil pessoas, tendo a maior parte nascido nos anos 2000.

Este foi o nome dado a um dos livros e a um dos considerados mais importantes profetas da BíbliaEzequiel, o precursor de visões apocalípticas. No Antigo Testamento, consta que Ezequiel terá passado vinte e dois anos exilado da sua cidade, Babilónia, e durante esse tempo teve recorrentemente visões proféticas. No Dicionário de Nomes Próprios notei uma informação que nos diz que Ezequiel é bastante popular como nome de batismo no Brasil, já em Portugal, trata-se de um nome bastante raro atualmente, como já foi visto.

Além do profeta bíblico, existem também bastantes referências a este nome ao redor do mundo, como por exemplo:
  • Ezequiel Garay, Ezequiel Ham, Ezequiel Ponce, Ezequiel Rescaldani e Ezequiel Lavezzi - futebolistas argentinos;
  • Ezequiel Schelotto - futebolista ítalo-argentino;
  • Ezequiel Rodríguez - ator argentino;
  • Ezequiel Pereira - pintor português;
  • Ezequiel Zamora - político e militar venezuelano;
  • Ezequiel Canário - antigo atleta português;
  • Ezequiel Jacinto de Biasi - futebolista brasileiro;
  • Ezequiel Neves - ator, produtor musical e jornalista brasileiro;
  • Ezequiel Mosquera - ciclista espanhol;

Dentro de tantas boas referências, é certo que Ezequiel não será um nome que o deixará indiferente. É ainda propício a diminutivos como Zack ou Zeck que trazem mais jovialidade ao nome. Outro ponto forte, pelo menos para mim, é a sua grafia pouco comum, e que chama a atenção sem ter necessariamente que ser extravagante.


Fontes consultadas:
Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Público, SPIE, IRN, Wikipédia.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Olá Seja Bem Vindo (a)
Agradecemos pela sua Visita.
Obs: Comentários ofensivos e outros tipos de comentários serão retirados do ar.