Postado em: 11 de outubro de 2021 | Por: Ezequiel Neves

Deus não habita em templo feito por mãos humanas



 Atos 7: 48 / Atos 17: 24

 “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta” ”O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”.

É impressionante como existe, em nosso meio, digo meio cristão evangélico, pessoas que vivem ludibriando-se espiritualmente e, enquanto escrevo isso, fiz uma pausa para uma autoanálise e verificar se não estou na mesma condição. É desencorajador termos que compartilhar conhecimento com “cristãos” convencidos de uma condição espiritual que não estão vivendo.

A religião é indispensável na vida do crente, isso no sentido de externar aquilo que realmente o crente vive em seu íntimo. Não quero falar do que o termo bíblico original que designa a religião, mas expor enfaticamente o que representa a religião em nossa vida. Em uma forma mais fácil de compreender, a religião é necessária em nossa vida para que possamos praticar tudo quanto professamos, desta forma, podemos dizer que a Palavra de Deus nos faz conhecer a teoria e a religião nos impulsiona a por em prática essa teoria. A nossa devoção “religiosa” serve como um “revelador” da nossa condição espiritual, tal qual estamos espiritualmente é o que vamos praticar religiosamente.

Atentem para o sentido em que estou usando o termo religião, sem duvida, não estou usando de forma pejorativa, pois a própria Bíblia usa o termo aplicando-o de uma forma aceitável e agradável – “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago nos escreve isto porque há um gritante contraste entre aquele cuja religião consiste de cerimônias formais que não possuem coerência com a devoção sincera, e aquele cuja religião consiste de atos de misericórdia, porque flui de uma atitude de coração que é reta para com Deus.

Quando Lucas diz que Deus não habita em casa feita por mãos de homens, no sentido religioso ele está dizendo que a religião não é algo que pode ser estabelecido pelo próprio homem, ou seja, não somos nós que determinamos como vamos servir ao Senhor; não somos nós que estabelecemos como vai ser nosso culto de adoração; não somos nós que escolhemos um louvor que agrade a Deus; enfim, a nossa forma de adorar e até o que vamos oferecer a Deus tem que ter vindo dEle. Vem de cima, parte dEle, passa por nós e retornar para Ele.

Em suma, a nossa religião é pura quando adoramos a Deus em celebração contínua; quando compreendemos a nós mesmos e damos a nós mesmos no serviço a outros; quando amamos os nossos inimigos; quando procuramos vencer o mal com o bem, encarando os sofrimentos à luz da cruz.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Dicionário Bíblico Wycliffe
– A Cruz de Cristo – John Stott

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345