RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 8 de outubro de 2021 | Por: Ezequiel Neves

8 dicas para evitar acidentes de moto


O Brasil é o segundo país no mundo no ranking de acidentes de moto com vítimas fatais — são sete mortes para cada 100 mil habitantes. Do total de pessoas envolvidas em acidentes de moto, 42% delas estavam sob influência de bebidas alcoólicas. Mas a principal causa ainda é a circulação entre dois carros — o corredor.

Manter-se em segurança e dirigir defensivamente faz parte da rotina de quem precisa encarar o trânsito para ir trabalhar, aproveitar momentos de lazer ou, simplesmente, se deslocar de um ponto a outro. Por isso, no post de hoje, listamos oito dicas para que você evite um acidente de moto e mantenha-se em segurança no trânsito. Confira!

Use o equipamento adequado

Você deve estar sempre equipado de acordo com a legislação em vigor. O seu capacete deve ter o tamanho correto e possuir nele as faixas reflexivas. Para as mãos, não esqueça das luvas com aderência! E, para os pés, utilize um calçado com fechamento acima dos tornozelos. Calça jeans ou de cordura e jaqueta finalizam o vestuário mais adequado para andar de moto com segurança.

Pense em menos velocidade, mais segurança

O excesso de velocidade, independente do meio de transporte, coloca a todos em situações de risco — tanto você, quanto os motoristas e passageiros dos demais veículos e, também, os pedestres.

Previna-se de acidentes de moto, obedecendo às velocidades regulamentadas nas vias por onde circula. E, quando estiver parado no semáforo, cuidado antes de partir! Alguns pedestres atravessam correndo nos últimos segundos de passagem, e isso pode resultar em atropelamentos.

Faça as curvas sempre com cuidado

Para evitar os acidentes nas curvas, diminua inicialmente a velocidade ao fazê-las, e mantenha-a constante enquanto a motocicleta estiver inclinada. Quando finalizar a curva, você pode aumentar, aos poucos, a velocidade da moto. É muito importante evitar frear enquanto a motocicleta estiver inclinada!

Não freie bruscamente

Não use os freios da sua moto de maneira brusca — isso fará com que o peso se desloque para a parte frontal e, assim, você perderá o equilíbrio. Não esqueça de manter o bom estado dos pneus da moto, assim como calibrá-los de acordo com as recomendações da fabricante.

Seja atencioso e previna-se

Atenção com todas as informações que podem sinalizar que uma situação de perigo possa ocorrer! Previna-se dos perigos e tome uma decisão para evitá-los. Após isso, execute a sua decisão de maneira calma e tranquila.

Mantenha uma distância segura dos demais veículos

Principalmente nas rodovias, onde a velocidade é superior à das vias comuns da cidade, mantenha uma distância segura dos veículos para evitar desequilíbrio e colisões. A distância segura deve valer para todos os sentidos — frente, atrás e lados.

Tenha atenção redobrada nos cruzamentos

Por mais que a preferencial seja sua, nunca acelere nos cruzamentos! Opte sempre por reduzir a velocidade e checar se nenhum veículo desgovernado vem em sua direção. Leve em consideração que os outros motoristas podem faltar com a atenção e colocar você em uma situação perigosa.

Tenha muito cuidado com as condições do piso

Pisos irregulares e de baixa aderência são muito perigosos para as motos. Aqui, evite qualquer atitude brusca — tanto a aceleração quanto o freio. Esses tipos de piso podem provocar situações onde você vai derrapar ou perder o equilíbrio.

Evite um acidente de moto dirigindo de maneira defensiva e sempre prestando muita atenção ao trânsito ao seu redor e, também, às estradas e ao ambiente. Mas, tudo bem, aconteceu um imprevisto — agora, sua moto caiu e não quer mais ligar. O que fazer? Leia nosso post sobre o assunto para descobrir!


https://chiptronic.com.br/blog/8-dicas-para-evitar-acidentes-de-moto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345