Assembleia aprova medalha Manuel Beckman a José Sarney

10:44:00 PM



O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em segundo turno, na sessão desta quarta-feira (18), o Projeto de Resolução Legislativa nº 140/2019, de autoria do deputado Roberto Costa (MDB), que concede a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao ex-presidente da República José Sarney.

Em sua justificativa, Roberto Costa destaca os relevantes serviços prestados por Sarney ao Maranhão e à nação, enfatizando sua biografia como político, redator e editorialista maranhense, que iniciou a vida política no movimento estudantil, atraindo, desde muito jovem, a atenção de partidos políticos.

Roberto Costa relata a caminhada de Sarney, desde 1954, quando candidatou-se a deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD). Eleito suplente aos 25 anos, embarcou para o Rio de Janeiro para assumir o cargo de deputado federal.

O propositor da comenda destaca ainda que Sarney ocupou três mandatos como deputado federal e conquistou o Governo do Estado do Maranhão aos 35 anos, nas eleições de outubro de 1965. Em seu mandato como governador, considerou como uma das prioridades a pasta da infraestrutura, sendo responsável por importantes obras de implantação da BR-135, do Porto do Itaqui e da Ponte Governador José Sarney.

Lembrou ainda que, entre 1971 e 1979, José Sarney foi senador pelo Maranhão. Em 1985, com o falecimento do presidente Tancredo Neves, ele, que era vice-presidente, foi efetivado no cargo de presidente da República.

Senado – Quatro meses depois de deixar a Presidência, diz o deputado, Sarney foi eleito senador pelo Amapá, sendo reeleito mais duas vezes, em 1998 e 2006. Como senador, ocupou a Presidência da Casa durante os anos de 1995 a 1997, 2003 a 2005 e 2009 a 2013.

“É impossível resumir a trajetória e todas as contribuições que José Sarney deu para o Maranhão. Mas não somente a figura de político mais longevo da República merece destaque. É importante mencionar o trabalho exercido por Sarney como escritor e como jornalista, que foi o primeiro passo na sua carreira’, disse.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.