Postado em: 24 de agosto de 2021 | Por: Ezequiel Neves

Advogada usa emoji de banana para responder colega negra no Whats e vira ré na justiça

 

A advogada Isabela Bueno de Sousa, de 49 anos, se tornou ré pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) por injúria racial depois de usar um emoji de banana para responder uma colega de profissão negra em um grupo de WhatsApp. As informações são do G1 DF.

A também advogada Thayrane Evangelista, de 31 anos, que moveu a ação, contou que mandou uma "figura aleatória", um GIF, no grupo e foi respondida com imagens de bananas no dia 11 de janeiro desde ano.

Sem entender, Thayrane questionou o comentário e a suspeita respondeu que foi uma "reserva de pensamento" e que pensou "alto".

Conversa em grupo de WhatsApp que resultou na denúncia contra advogada do DF por injúria racial
Conversa em grupo de WhatsApp que resultou na denúncia contra advogada do DF por injúria racial     Arquivo pessoal

No documento com a decisão, os promotores explicaram a referência racista. “As bananas são historicamente utilizadas como ofensas raciais uma vez que utilizadas metaforicamente para relacionar pessoas negras aos primatas macacos, reforçando o estereótipo de subalternidade social desse segmento populacional, tratando-se, claramente, de uma ofensa à honra que faz referência à cor e raça da vítima”, destadou o Ministério Público.

O MP também destacou que a acusada não respondeu com bananas a outros integrantes do grupo apenas à colega negra. O valor mínimo de indenização é de R$ 6 mil.

Conversa em grupo de WhatsApp que resultou na denúncia contra advogada do DF por injúria racial
Conversa em grupo de WhatsApp que resultou na denúncia contra advogada do DF por injúria racial     Arquivo pessoal
Advogada Thayrane Evangelista denunciou colega de profissão por injúria racial, no DF
Advogada Thayrane Evangelista denunciou colega de profissão por injúria racial, no DF    Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345