RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 2 de outubro de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Governador Flávio Dino detalha medidas em cenário de pandemia e queda dos casos no Maranhão

 

Em coletiva à imprensa, na manhã desta sexta-feira (2), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino fez um resumo das ­­­­­mais recentes ações do Governo do Estado, no combate à pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, Flávio Dino enfatizou a redução no número de casos e a continuidade das testagens no sistema drive-thru. Ele enfatizou que cuidar da economia, unida a cuidar da dimensão social, é cuidar da saúde, e que a gestão tem caminhado nessa missão. 

“Temos obtido êxito das ações desenvolvidas na parceria Governo e sociedade. Seguimos trabalhando, mas sempre preparados para as eventualidades. Com a chegada da vacina, que depende de ação do Governo Federal, faremos a conjugação da prevenção, educação sanitária e medidas emergenciais que vêm sendo implementadas na rede hospitalar maranhense. Nossa estratégia para os próximos meses é manter as medidas para controle do vírus, aguardar a vacina e acompanhar o cenário de pandemia”, pontua o governador Flávio Dino. 

O êxito das ações do Governo do Estado é constatado com a redução gradativa dos casos de coronavírus. Dos mais de oito mil registros no mês de setembro, seguiram quedas consecutivas reduzindo para 4,8 mil casos, no primeiro dia de outubro. O Maranhão está a 105 dias consecutivos com tendência de queda da Covid-19. O índice é um recorde nacional. O Estado está ainda entre os 12 do país com situação de estabilidade dos casos da doença.

Com a iniciativa da vacinação em drive-thru, o Governo do Estado já realizou 14.418 testes, destes, 11.795 não detectaram o vírus. Ou seja, mais de 80% dos testes deram negativo. De 19 a 30 de outubro será realizada a segunda fase da testagem, que vai alcançar 5.100 maranhenses de 66 municípios. Paralelamente, no cenário de pandemia, o Governo do Estado executou 13 obras em 12 semanas, equipando e estruturando a área da saúde para continuar o combate à doença.

Com fins à maior valorização e reconhecimento dos profissionais da saúde, que atuaram diretamente no combate ao coronavírus, o governador Flávio Dino editou o Decreto 36.220, de 1º de outubro de 2020. O documento transforma essa experiência em titulação. Com isso, profissionais que concorrerem em concursos ou seletivos no Estado terão este serviço prestado na pandemia como pontuação. O decreto vale para quem atuou em hospitais da rede municipal, estadual, federal e privada do Maranhão.

Na educação, o governador destacou que, provavelmente, não haverá retorno das aulas presenciais no Estado. Porém, as iniciativas de aulas online e outras estratégias, como a distribuição de chips com internet e material de estudo aos alunos, serão intensificadas para que as aulas continuem. “Estamos cuidando do ensino não-presencial, respeitando o pedido da comunidade escolar, e avaliando com atenção o que pode se feito para 2021. Nesse momento, vamos intensificar o ensino não-presencial”, disse.

Será lançado o pré-vestibular Gonçalves Dias, para atender aos estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cronograma inclui 45 vídeos semanais, roteiros de estudo disponível para download, mais de 3,5 mil questões comentadas, aulas com os componentes exigidos no Enem e lives no YouTube. O pré-vestibular terá aulas ministradas por professores do Maranhão e convidados de outros estados, iniciando em 10 de outubro até 7 de fevereiro de 2021. 

Na geração de emprego e renda, seguem ações diversas do Plano Emergencial de Emprego Celso Furtado. Por meio do plano, já foram investidos R$ 221 milhões em medidas de empregabilidade e renda aos maranhenses. O plano prevê recursos de R$ 558 milhões a serem aplicados no Estado. “O plano Celso Furtado é a resposta maranhense para as dificuldades que se apresentam”, enfatizou o governador.

O Governo do Estado disponibiliza ainda diversos editais abertos, com oportunidades para várias áreas. Entre estes, Mutirão Rua Digna e compras de produtos da economia solidária (até 20/10); compras de produtos de povos indígenas e agricultura familiar (13/10) e Lei Aldir Blanc, que apoia projetos na área da cultura (até 23/10).

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Maranhão é o único estado do Nordeste com saldo positivo na geração de empregos em 2020, totalizando 5.861 novos postos em agosto. Outro dado do órgão mostra a geração de 8.350 empregos de janeiro a agosto, no Maranhão.

Ao finalizar a coletiva, Flávio Dino fez pontuações na Segurança Pública, ressaltando que “as ações continuam com fins a mostrar que não houve e não há nenhum descontrole na área da Segurança Pública. O que houve foram eventos em razão da disputa do próprio mundo do crime e trabalhamos para que esses sejam lamentáveis episódios e não rotina”.

O governador reforçou que o sistema de Segurança age e continua a agir. “Temos o trabalho intensivo do efetivo e acompanhamento pessoal da minha parte e destaco nossos policiais que atuam de forma permanente e, especialmente, nesse momento”, concluiu o governador, referindo-se à grande operação que mobiliza todos os grupamentos do sistema de Segurança, iniciada na última sexta-feira e que será por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345