RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 22 de setembro de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Helena Duailibe intensifica combate à violência doméstica e sugere criação de programa



A deputada estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, Helena Duailibe (SD), sugeriu que os municípios criem o programa "Espaço Especial Mulher”, com o objetivo de intensificar o combate à violência doméstica no Maranhão. O programa será uma extensão do que já existe no Socorrão II, coordenado pela assistente social Silvia Leite.

O programa idealizado pela parlamentar, que também conta com o apoio da delegada Kazumi Tanaka e da assistente social Silvia Leite, será uma forma de ampliar as ações de apoio e proteção às vítimas, além de coibir crimes dessa natureza nas cidades maranhenses onde a assistência a essas mulheres é insuficiente ou praticamente inexistente.

A parlamentar defende que o combate à violência doméstica deve ser uma ação integrada e envolver os poderes estadual e municipal, uma vez que é necessário acolher as mulheres, oferecer ajuda e punir o agressor. Helena Duailibe acrescenta que, para evitar o registro crescente dessa modalidade de crime, há também que se fazer um intenso trabalho de conscientização, tanto das mulheres quanto dos homens, para que todos possam compreender que violência contra mulher é um ato extremamente covarde, inaceitável e passível de punição.
A deputada também frisa que o mais preocupante nessa situação é que um ato que, para a vítima, parece irrelevante, como um empurrão, um tapa ou outras formas de violência, como a psicológica, acaba evoluindo e se tornando rotina entre vítima e agressor, até que, infelizmente, culmine em feminicídio.

“Quando o poder público age, se articula e começa a propor essas discussões sobre violência de gênero, propõe assistência e oferece os mecanismos de enfrentamento a essa violência, nós conseguimos avançar com as políticas públicas em favor dessas mulheres que sofrem cotidianamente nas mãos de seus agressores. Às vezes, até sem saber que aquilo que ela vive é crime e que precisa ser denunciado, para que ela fique livre dessa violência”, destaca a deputada.

A Indicação da deputada Helena Duailibe deve passar por apreciação no Plenário da Assembleia Legislativa. Se aprovada, será encaminhada para todos os municípios do Maranhão para viabilização da implantação do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345