Carlos Lula explica aumento de casos do covid no MA

1:05:00 PM

O secretário de Saúde, Carlos Lula falou sobre o aumento do número de casos do novo coronavírus no Maranhão em entrevista no Ponto Final, na Ráduio Mirante AM. Ele destacou que um dos fatores que contribuem para o aumento é que cada vez mais as pessoas estão circulando nas ruas. O outro fator apontado por Carlos Lula é a realização do número maior de exames nos últimos dias.
De acordo com o boletim divulgado ontem (14) pela Secretaria de Saúde, subiu para 630 o número de casos positivos, sendo 34 óbitos. A SES registrou, ainda, 159 casos descartados e 76 pessoas recuperadas no Maranhão.
“(o aumento) se deve aos dois fatores. Tanto em razão das pessoas não estarem respeitando as regras de isolamento social, a gente infelizmente é uma das capitais do país com o menor percentual, estamos em torno de 50%, o ideal seria ter pelo menos 70% das pessoas isoladas em suas casas sem sair. E ao mesmo tempo a gente aumentou muito a nossa capacidade de fazer exames. Nós deixamos aquela primeira fase em que o ministério só permitia a realização dos exames nos seus laboratórios, para permitir que os próprios laboratórios centrais fizessem. Então,quando a gente expande e adquire mais máquinas e permite que o nosso laboratório central realize mais exames, a gente tem mais testes. Ontem foram praticamente 300 exames”, disse.
Carlos Lula também destacou a aquisição de 107 novos respiradores que chegaram ontem a São Luís.
“Os respiradores de fato chegaram. Quero agradecer aqui ao empresariado maranhense, por diversas empresas que fizeram essa compra, fizeram a doação para a secretaria. São leitos a mais que nós vamos ter. Então a gente agradece muito. Essa operação a gente foi terminar era quase 2h da manhã, com os testes sendo feitos, os respiradores funcionando. E isso dá uma imensa alegria. A partir de hoje eles vão estar sendo encaminhados para as unidades para que a gente tenha condição de ter mais leitos e cuidar das pessoas”, concluiu.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.