Postado em: 7 de fevereiro de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Palestra na Famem: Defesa Civil prepara equipes de coordenadorias para enfrentamento de desastre


“É necessário que os gestores se organizem para evitar maiores danos às populações que estão vulneráveis aos desastres”. O alerta foi repassado pelo Capitão Fernandes, da Defesa Civil do Estado, durante palestra sobre “Procedimentos relacionados a Desastres”, ministrados nesta sexta-feira, 7, na sede da Famem, dirigida para coordenadores municipais da Defesa Civil de 17 cidades do Maranhão.
A palestra é resultado de parceria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem, com o Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, por meio da Defesa Civil do Estado. Durante a palestra foram repassadas orientações sobre os procedimentos de resposta aos desastres relacionados ao período chuvoso bem como Plano de Contingência; Decretação de Situação de Emergência (S.E) e auxílio às comunidades afetadas durante o período chuvoso entre outros temas. 
O coordenador municipal de Defesa Civil de Trizidela do Vale, Jotônio de Souza, destacou a importância do repasse de informações e atualização sobre a legislação referente à questão. “Qualquer aprendizagem é importância. Temos dificuldades para encaminharmos informações para o S2ID”, ressalta. No ano passado, mais de 8 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no município de Trizidela do Vale. 
Este ano ainda não há ameaça de transbordamento do rio Mearim. O nível das águas ainda está em torno de 2,20m. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Trizidela, o monitoramento está sendo feito diariamente. Caso o volume de chuvas aumente e o nível alcance 5,20m, a coordenadoria aciona o sistema de alerta. A partir de 6,60m o transbordamento do rio deverá provocar enchentes.
Em 2019, 62 cidades foram afetadas por enchentes. Destas 47 decretaram situação de emergência. Este ano, em São José dos Basílios sinalizou com enchentes. Participaram do encontro na Famem os coordenadores dos municípios São José dos Basílios, presidente Vargas, São Luís, Pedreiras, Bacabal, Trizidela do Vale, Central do Maranhão, Pirapemas, Caxias, Araioses, Açailândia, Buriti, Pastos Bons, Cantanhede e Conceição do Lago-Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345