Postado em: 12 de fevereiro de 2020 | Por: Ezequiel Neves

Governo apresenta avanços do Maranhão na reunião do Conselho do Consórcio Nordeste


Secretário Luis Fernando representa Governo do Maranhão no Conselho de Administração do Consórcio Nordeste

O secretário de Estado de Programas Estratégicos e representante do Governo do Estado no Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Luis Fernando Silva, participou, nesta semana, da 3ª Reunião do Conselho de Administração do Consórcio, desta vez acontecida em Brasília. Ele ressaltou que a 1ª agenda do Conselho, em 2020, representa um momento ideal para propor a elaboração de um planejamento estratégico para o Consórcio.

Luis Fernando destacou, durante na reunião, que o Maranhão tem alcançado importantes avanços com o Governo Flávio Dino. Ele exemplificou que dados do IBGE, divulgados em novembro do ano passado, informam que o Estado teve o 4º maior crescimento percentual do Produto Interno Bruto (PIB) entre todas as unidades da Federação, tendo como referência o ano de 2017. A alta foi de 5,3%, enquanto que a média de crescimento no Nordeste foi de 1,6%.

O secretário ressaltou que, entre as ações realizadas pelo Governo do Estado, também merecem destaque as políticas implementadas em áreas como agricultura familiar, redução de impostos sobre produtos agrícolas, saúde, segurança, educação, infraestrutura e a conclusão do Zoneamento Ecológico Econômico do Bioma Amazônico, dentre outros.

“É importante que os Estados Nordestinos incentivem o desenvolvimento do potencial local, e um exemplo, muito bem sucedido do Maranhão, foi a conclusão da primeira etapa do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Bioma Amazônico, realizado em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão e outras instituições, com força de trabalho formada por pesquisadores locais".

Luis Fernando ainda evidenciou a recente divulgação do Ministério do Trabalho, referente ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que indica que o Maranhão, em 2019, obteve a 2ª melhor classificação em crescimento líquido do estoque de trabalho formal no Nordeste. A diferença entre novos empregos e demissões alcançou, no ano passado, o número superior a 10.700 ocupações com carteira assinada.

Conselho de Administração

Na última etapa da reunião, foi discutida pelo Conselho de Administração do Consórcio Nordeste a programação de uma nova visita dos Governos Estaduais aos países da União Europeia, com objetivo de atrair investimentos para a Região. A missão deve acontecer no próximo mês de março.

Já ao final do encontro, Luis Fernando acompanhou o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, que representou o governador Flávio Dino, na oitava edição do Fórum Nacional de Governadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345