Flávio Dino homenageia João Goulart e faz defesa da democracia

12:03:00 PM

O governador do Maranhão destacou a importância da defesa da democracia para que não se repita o período de trevas que golpeou o mando de Jango.

Flávio Dino, acompanhado da esposa Daniela Lima, homenageia a ex-primeira dama Maria Teresa Goulart l Foto: Gilson Teixeira

Na companhia de familiares de João Goulart, o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) prestou uma homenagem ao ex-presidente ao inaugurar, nesta sexta-feira (24), a nova sede administrativa do Governo no edifício que leva o nome do ex-chefe do executivo do Brasil, nos anos de 1961 a 1964. Maria Thereza Goulart, viúva de Jango, também foi homenageada, com a admissão na Ordem dos Timbiras.

“A homenagem a João Goulart é um ato de memória e verdade, para restaurar em todos os brasileiros e brasileiras, principalmente os do Maranhão, a reflexão sobre a importância de defendermos a democracia, para que não se repitam páginas de trevas como aquela que, infelizmente, acabou golpeando o mandato legítimo do presidente João Goulart”, declarou Flávio Dino.

Maria Thereza Goulart, que na ocasião lançou, no Maranhão, sua biografia intitulada ‘Uma mulher vestida de silêncio’, disse ficar emocionada com as homenagens dedicadas a ela e ao ex-presidente.

“É motivo de muito orgulho para mim e toda a família receber essas lindas homenagens, principalmente pelo fato da iniciativa partir do governador Flávio Dino, que tem a nossa admiração e compartilha de muitos dos ideais de João Goulart”, disse a ex-primeira dama.

Para o neto do ex-presidente, João Marcelo Goulart, a homenagem é uma demonstração de que os ideais do avô permanecem vivos e são inspiração. “Trazer o nome do Jango nesse momento político de ataques à democracia e perdas de direitos é emocionante e faz lembrar que o meu avô foi um defensor da pátria, dos direitos trabalhistas, tão atacados ultimamente”, destacou.

“Essa homenagem hoje, pretende revisitar o governo João Goulart homenageando a sua presença, o único presidente constitucional que morreu longe de sua pátria. Todas as reformas propostas por Jango foram reformas que até hoje são necessárias para desenvolver o Brasil”, disse João Vicente, filho de João Goulart, ao relembrar as propostas de reforma agrária, reformas de base, educacional e bancária lideradas por seu pai.

“Vejo hoje uma esperança de que, fazendo essa revisitação, haja uma composição de forças democráticas que possam unir o povo brasileiro. Através da sua coragem, governador Flávio Dino, é possível pensar na reabertura de um diálogo necessário que possa unir o país. Sem esse diálogo não será possível sair das condições em que nos encontramos”, destacou João Vicente Goulart.

O filho de Jango destacou a importância da preservação da democracia na atual conjuntura em relação ao desenvolvimento social, que em suas palavras, apresenta poucas oportunidades aos menos favorecidos. Ele ressaltou ainda a coragem do governador Flávio Dino ao prestar essa homenagem que se estende a todos os exilados, presos e perseguidos que percorreram o caminho da redemocratização brasileira.

Presente ao evento, a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB Luciana Santos destacou a homenagem como “reconhecimento do papel daquele que simbolizou a luta em defesa da democracia contra o arbítrio que se abateu sobre nosso país por mais de duas décadas”. Para a dirigente comunista “o gesto deve nos levar a refletir sobre a atualidade da luta democrática nesta quadra infeliz de nossa história quando temos um governo que cultua justamente o regime militar e apregoa ideias retrógradas”.Luciana Santos compareceu à homenagem acompanhada por dirigentes do PCdoB no Maranhão l Foto: Saulo Marino

Luciana Santos registrou ainda sua emoção de presenciar à homenagem e encontrar a ex-primeira dama Maria Teresa Goulart que “ao longo da história, tem honrado o destemor da mulher brasileira em favor de liberdade e dos seus direitos”. Ela afirmou ainda que é uma honra para o PCdoB ter em sua direção nacional João Vicente Goulart, filho e um dos herdeiros do legado de Jango.

Construído em 1957 e abandonado por quase trinta anos, o Edifício João Goulart foi totalmente revitalizado e, agora, abriga secretarias e órgãos estaduais. A reforma e utilização do prédio faz parte das ações do Polo Institucional do programa Nosso Centro, que visa ampliar o fluxo de pessoas em horário comercial na região central de São Luís.

Família Goulart visita a Casa de Apoio NinarFamília do ex-presidente João Goulart visitou o Ninar

Pela manhã, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou os familiares de João Goulart em visita à Casa de Apoio Ninar, que atende crianças com microcefalia congênita. O filho do ex-presidente, João Vicente Goulart, destacou a iniciativa do Governo como exemplo para outros estados.

“É a saúde pública como prioridade. Aqui temos um exemplo que deve inspirar outros governadores a olharem com olhar efetivo as questões que agravam o destino das nossas crianças, da nossa gente, principalmente na área de saúde”, enfatizou João Vicente.

Da redação, com informações da agência Maranhão de Todos

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Olá Seja Bem Vindo (a)
Agradecemos pela sua Visita.
Obs: Comentários ofensivos e outros tipos de comentários serão retirados do ar.