RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 3 de junho de 2019 | Por: Ezequiel Neves

MÉRITO | Juiz Raphael Leite Guedes recebe título de cidadania de Buriticupu


A Câmara Municipal de Buriticupu realizou sessão solene na última sexta-feira, 31 de maio, para a entrega do Título de Cidadão Buriticupuense ao juiz Raphael Leite Guedes, da 1ª Vara de Buriticupu, pelos relevantes serviços prestados ao município como magistrado.
A homenagem prestada pelo Legislativo municipal foi proposta pelo vereador Jairo Macedo Lima. Na mesma sessão, o juiz também recebeu uma moção de aplausos de autoria do vereador Professor Estaniel, em reconhecimento ao seu trabalho na magistratura estadual.
O trabalho do magistrado na comarca ganhou projeção social com o lançamento do Projeto Social “Judiciário na Escola: Doe livros e construa nosso futuro”, o qual objetiva a arrecadação e doação de livros aos alunos do ensino fundamental das escolas municipais para estimular a leitura e promover a educação, visando ao desenvolvimento pessoal e formação para o exercício da cidadania de. O projeto já resultou formação de duas bibliotecas nas escolas Simar Pereira Pinto e Padre Edmilson de Sousa Freire, com 1.500 livros doados.
Ao avaliar suas atividades na comarca, destacou que a 1ª Vara de Buriticupu é uma unidade jurisdicional de excelência, vencedora das metas do poder judiciário Maranhense no ano de 2018, “fato inédito desde a criação desta comarca”.
DISCURSO - Em seu discurso de agradecimento, o juiz Raphael Guedes disse que a missão do juiz é mudar a realidade social, transformar o senso de impunidade e descaso vivenciado em uma sociedade, através da tomada de decisões rápidas e desprovidas de parcialidade.
“O juiz não deve ser aquele enclausurado em seu gabinete e detentor apenas de conhecimento jurídico para solucionar processos, o bom juiz é aquele que, além do saber jurídico, deve conhecer a realidade social e necessária da população, é saber que cada processo existe vidas que esperam ansiosas a solução das controvérsias levadas ao Judiciário”, ressaltou o magistrado.
CURRÍCULO - Raphael Leite Guedes é natural de Natal (RN). Ingressou no ano de 2001 no Curso de Direito da Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte - UNP/RN, tendo concluído o bacharelado em Direito no final do ano de 2005.
Exerceu as atribuições do cargo público de Assessor de Juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - TJRN, com atuação na 1ª Vara de Execução Fiscal Estadual e Matéria Tributária de Natal. Especializou-se em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Foi aprovado e nomeado para o cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, com atuação nas Varas Cível, Criminal e Zona Eleitoral da Comarca de Irará/BA. Após, foi aprovado em 5º lugar em concurso público e tomou posso e no cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, sendo nomeado no ano de 2015.
Entrou em exercício e assumiu a titularidade da comarca de Pio XII em 2016. Removido, pelo critério de merecimento, assumiu a titularidade da comarca de Bom Jardim, até 2017, quando foi promovido, pelo critério de antiguidade, para 1ª Vara da comarca de Buriticupu/MA, de entrância intermediária, entrando em exercício no dia 07 de novembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345