Postado em: 30 de maio de 2019 | Por: Ezequiel Neves

Secretaria do Trabalho participa de Audiência do Orçamento Participativo em Barreirinhas e Arari


Representantes da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidário participaram, nesta quinta-feira (30), de Audiências Públicas do Orçamento Participativo 2019, nos municípios de Barreirinhas e Arari, a 257 km e 165 km de São Luís, respectivamente.

A primeira audiência do dia foi realizada em Barreirinhas, cidade conhecida por ser a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses; município fica localizado no litoral do Estado do Maranhão. Esse encontro foi a oportunidade de dar voz à população, ouvir suas demandas prioritárias para que sejam discutidas, votadas e incorporadas ao documento final que vai nortear a utilização dos recursos no quadriênio 2020-2023.

O secretário Jowberth Alves destacou que a realização das audiências públicas reforça a sensibilidade e o compromisso da gestão estadual com a transparência na aplicação dos recursos públicos. O secretário frisou, ainda, que a iniciativa é importante para o melhor planejamento no desenvolvimento das políticas públicas estaduais. “Nesse momento em que estamos vivendo, onde os recursos estão cada vez mais escassos, temos que intensificar o planejamento na execução das ações, ou seja, o orçamento quando é bem planejado leva muito mais benefícios à população”, ressaltou.

Ainda segundo o secretário, o reflexo desse planejamento pode ser observado nos resultados exitosos, alcançados a partir das ações do Governo do Estado, gerando mais desenvolvimento social e econômico para o Maranhão. “Os dados do Caged, divulgados na sexta-feira, coloca o Maranhão como o segundo estado que mais gerou empregos no Nordeste e o quinto no Brasil. Em um dos momentos mais difíceis por qual passa o nosso país, esse resultado reflete a importância do bom planejamento no desenvolvimento das políticas públicas”, finalizou.

Arari

Evento similar ao de Barreirinhas foi realizado no município de Arari, onde o subsecretário do Trabalho e da Economia Solidária, Genilson Alves, participou da Audiência Pública do Orçamento Participativo 2019, cidade referência no estado em relação à produção da agricultura familiar.


Durante o encontro, o subsecretário destacou a importância da relação entre Poder Público e o cidadão, bem como o compromisso do Governo em transparecer as aplicações dos recursos públicos. “O governador Flávio Dino inaugura uma nova fase na relação entre o poder público e a sociedade civil ao ampliar e fortalecer o Orçamento Participativo, instrumento real de fortalecimento da democracia”, ressaltou.

Inclusão popular

O processo do Orçamento Participativo ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.

As audiências do Orçamento Participativo têm coordenação das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Planejamento e Orçamento (Seplan) e de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345