RÁDIO NOVA UNIÃO FM 106.3MHZ

Postado em: 17 de abril de 2019 | Por: Ezequiel Neves

Duarte Jr. busca em Florianópolis experiências bem-sucedidas no tratamento de resíduos sólidos


Na semana em que assumiu a Vice-Presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia, o deputado Duarte Jr (PCdoB) fez uma visita técnica à Prefeitura de Florianópolis, com o objetivo de buscar experiências bem-sucedidas na coleta e tratamento de resíduos sólidos.
Duarte Jr representou o Maranhão, com o presidente da Comissão, deputado Rigo Teles (PV), em comitiva com deputados de Minas Gerais, Bahia, Pará e Santa Catarina, liderados pelo deputado catarinense Kennedy Nunes, presidente da União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais (Unale), e pelo vice-prefeito, João Batista Nunes, que apresentaram as boas práticas de "lixo zero" responsáveis por fazer de Florianópolis referência nacional em boas práticas sustentáveis.
A capital de Santa Catarina é a única no Brasil que efetua o ciclo completo dos resíduos recicláveis secos e orgânicos. Também transforma os resíduos verdes em cepilho, atendendo, assim, às iniciativas de agricultura urbana. Segundo a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), a cidade recolhe 18 mil toneladas por mês, o que dá 700 toneladas por dia.
Cerca de 6% de tudo que é coletado pela Comcap é reciclado, um resultado muito acima da média nacional, que é de 3%, segundo a Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Só em 2018, Florianópolis processou 616 toneladas de restos de alimentos no pátio de compostagem operado pela Comcap, em parceria com a Associação Orgânica e a Universidade Federal de Santa Catarina. Também foram processadas 2,8 mil toneladas de resíduos de podas efetuadas pela limpeza pública ou por entrega voluntária.
Para Duarte Jr, o Maranhão deve se espelhar no exemplo catarinense e efetivar parcerias do poder público com instituições e a sociedade civil. “Assim como Florianópolis, São Luís é uma ilha e vamos trabalhar para conseguir dar exemplo de respeito e defesa do meio ambiente. O lixo ainda é um drama que precisamos enfrentar com responsabilidade e consciência para garantir um desenvolvimento sustentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

Apoio o Jornalismo Independente Pix 02789917345